A equipe de futsal down da Associação de Pais de Down de Pelotas (Apadpel) embarcou para uma jornada histórica, no dia 16, percorrendo em torno de 3 mil quilômetros e mais de 50 horas de viagem para disputar o campeonato brasileiro da modalidade, em Lorena, no interior de São Paulo.
O projeto, que ainda não completou três anos, foi incentivado pelo coordenador de futsal down da Ponte Preta, Mauricio Carvalho, em uma live alusiva a semana da Síndrome de Down, em março de 2022, com representantes da Apadpel.
A partir da live, vários passos para a organização foram dados até que em outubro foi dado o pontapé inicial em um esporte que era novidade, inclusive para os participantes.
De lá para cá, diversos eventos foram realizados com o objetivo de fomentar o esporte e a inclusão, com destaque para os amistosos diante da Ponte Preta em Pelotas e São Paulo.
Em 2023, depois do primeiro confronto diante da Ponte Preta, o projeto ganhou a parceria do Paulista, fundamental para a evolução do trabalho em vários aspectos. Os treinos com, aproximadamente, 30 atletas, ocorrem aos sábados, das 10h ao meio-dia.
Capitaneada pelo ex-jogador profissional e técnico de futebol Geverton Duarte, a comissão técnica atual tem Flavio Mendes como auxiliar e Renaldo Acunha como preparador de goleiros.
No campeonato brasileiro, a equipe realizou bons jogos diante de equipes muito mais acostumadas a competições, mas sentiu a falta de ritmo e, dos cinco jogos realizados, venceu uma vez e perdeu quatro.
No primeiro confronto diante da ADC Embraer de São José dos Campos, no detalhe, a equipe pelotense foi derrotada por 4 a 3. Na segunda partida, o adversário foi o Nova Aliança, de Indaiatuba (SP) e, depois de boa parte do confronto equilibrado, vacilou no final e sofreu nova derrota, desta vez por 5 a 2.
No jogo seguinte, o confronto foi com o Galápagos, de São Paulo (SP), equipe base da seleção brasileira que tem no elenco Renato Gregório, eleito três vezes o melhor do mundo na modalidade e, mesmo competindo muito, o time pelotense foi derrotado por 5 a 0. Contra o CDC JR também e São Paulo a derrota veio por 3 a 1.
Na última participação da equipe na competição veio a surpresa positiva. Com uma atuação leve e com um grande futsal, a equipe comandada por Geverton Duarte venceu a Ponte Preta por 4 a 0.
A Apadpel ficou na 9ª colocação da competição que contou com a participação de 10 equipes. O Ituano foi o campeão, Galápagos o segundo colocado, CDC Jr o terceiro e a Ponte Preta ficou em quarto.
Das 10 equipes participantes, oito foram do estado de São Paulo, uma de Minas Gerais (Pouso Alegre) e a Apadpel do Rio Grande do Sul.
A delegação contou com 10 atletas, três integrantes na comissão técnica e o suporte da diretoria e alguns pais que estiveram juntos na viagem.
Confira a equipe:
Atletas: Leandro Acunha, Eduardo Caetano, Gabriel Nogueira, Eduardo Moraes, Gabriel Glicetti, Claudio Renê Bueno Jr., Mauricio Campelo, Vitor Esperança, Lucas Mendes, Isaac Souza;
Comissão técnica: Geverton Duarte, Flavio Mendes e Renaldo Acunha;
Coordenação: André Müller e Cátia Vieira;
Presidente: Luana Braga.




