A equipe Machado, do projeto Taekwondo na Lagoa, representou Pelotas e Capão do Leão no Super Campeonato Brasileiro reforçando a Federação Gaúcha de Taekwondo. O torneio ocorreu entre os dias 11 e 15 de setembro, na cidade de Lauro de Freitas, na Bahia. Ao todo, mais 1,3 mil atletas competiram nas categorias que iam desde a faixa preta infantil até a master. O professor Jackson Saraiva ganhou medalha de ouro, o mestre Joaquim Nogueira obteve medalha de prata e o mestre Rodrigo Nogueira ganhou medalha de bronze.
“Eles fizeram bonito, com destaque para o professor Jackson, faixa preta 2 Dan, na qual se consagrou campeão, e os mestres Joaquim e Rodrigo, faixas pretas 4 Dan conquistaram o segundo e terceiro lugares, respectivamente”, disse o grão-mestre Alex Machado, que é o responsável pela equipe. Machado ainda acrescenta que, mesmo sem apoio dos municípios, a equipe mostrou seu talento e determinação para representar a Região Sul.
As aulas do projeto Taekwondo na Lagoa são gratuitas e acontecem na sede dos Boloduchos, no bairro Barro Duro, no Laranjal, e em outras academias da região. A equipe disputará ainda o Internacional Curitiba Open, em outubro, e a Copa do Brasil no Rio de Janeiro, em novembro. “Com muito esforço e dedicação, o time da Machado está determinado a fortalecer a seleção gaúcha de taekwondo e a promover o esporte de forma inclusiva e acessível para todos, parabenizando todos os atletas envolvidos por mais essa conquista, amigos, familiares”, finalizou o grão-mestre.