Dupla Bra-Pel se prepara para o retorno do Campeonato Gaúcho

Bra-pel acontece amanhã (28). Fotos: Carlos Insaurriaga/GE Brasil - Tales Leal/ AI ECP)

O Campeonato Gaúcho já tem data para o retorno: na próxima quarta-feira (22), às 21h30, o Gre-Nal irá marcar a volta do Estadual, abrindo a quarta rodada da fase de classificação, com partida transmitida pela RBS TV (afiliada da Rede Globo). Ainda, conta com outros clássicos: Brasil x Pelotas, Ypiranga x Esportivo, Juventude x Caxias, São Luiz x São José e Novo Hamburgo x Aimoré.

Para preparação dos jogos, os clubes pelotenses são unânimes: há pouco tempo para realização de trabalhos físicos diante de mais de 100 dias sem treinos nos estádios. Para eles, o ideal seria o retorno no mês de agosto.

O Xavante, por exemplo, começou os treinos técnicos e táticos sob o comando de Hermeson Maria na segunda-feira (13). De acordo com o vice-presidente de Futebol, Giovanni Alcântara, nos meses de maio e junho ocorreram sessões de treinamento de modo remoto. Entre quinta (9) e domingo (12) o time fez trabalhos sem contato físico, respeitando o protocolo de distanciamento. De acordo com ele, é essencial manter a saúde dos atletas, tanto em relação à pandemia – sendo realizados testes de Covid-19 – quanto às condições físicas.

“Vai haver uma disparidade técnica, que já existe também em razão da própria condição financeira de alguns clubes do estado”, destacou, explicando: “Temos que tentar, diante da disparidade, minimizar ela e buscar que os atletas não sejam prejudicados e tenham condição física”.

Até a primeira partida contra o Pelotas, marcada para a quarta-feira (22) – a confirmar -, às 21h30, na Boca do Lobo, com portões fechados, os jogadores farão treinamentos todos os dias.

Já o time áureo-cerúleo, na última semana, apresentou um novo grupo para o retorno do Gauchão, com cerca de 20 atletas contratados. Também, o técnico Ricardo Colbachini foi anunciado como contratação em meio à pandemia. Restaram apenas cinco jogadores que atuaram na competição antes da parada.

De acordo com o diretor de futebol, Luciano Alves, os jogadores de outros estados ficaram em quarentena, conforme protocolo. Além disso, foram realizados testes para Covid-19 e físicos. O treino coletivo iniciou na terça-feira (14).

“O tempo é muito curto. Em menos de uma semana temos o clássico Bra-Pel e não vamos estar 100% fisicamente. É uma situação bem atípica”, afirmou, complementando: “Vamos perder, mais ou menos, dez dias. Ficou muito em cima”.

Conforme Alves, o objetivo do Lobão é fazer um campeonato melhor do que realizado na primeira etapa, com foco em recuperar nos próximos jogos e, consequentemente, se classificar para a próxima fase. “Modificamos todo o grupo e direção técnica para tentar melhorar o trabalho que fizemos até agora”, finalizou.
A transmissão do Bra-Pel será pelo site do Globo Esporte.

Próximas rodadas
Na quinta rodada, mesmo com mando de campo, o Brasil jogará contra o Juventude no Estádio do Vale, em Novo Hamburgo. Na sexta rodada, o time atuará na Arena do Grêmio, em Porto Alegre, enfrentando o São Luiz.

“É complicado porque demanda viagem, perde um dia de treinamento e jogar no seu estádio é diferente. Foi a maneira que encontraram para tentar finalizar esse campeonato. Na época concordamos, então vamos nos preparar para jogar da melhor maneira possível”, destacou.

O Pelotas jogará na quinta rodada contra o Caxias e na sexta rodada enfrenta o São José, ambos jogos no Estádio Centenário, em Caxias do Sul. Até o fechamento desta edição, as datas não tinham sido definidas.

Xavante na Série B
Também visando o retorno da Série B do Campeonato Brasileiro – prevista para iniciar no dia 8 de agosto, com partida contra o Cuiabá – foram contratados novos membros da comissão técnica, bem como Felipe Gil, que é o novo executivo de futebol. Ele já está no município e cumpre quarentena.

“Temos que começar a reorganizar o grupo. [A Série B] vai ser bem puxada, com jogos duas vezes por semana. Está sendo um retorno bem intenso”, comentou o vice-presidente Alcântara, ressaltando que o estádio Bento Freitas, neste período, foi mantido em boas condições para o grupo voltar às atividades.

A previsão do término da competição nacional é em 30 de janeiro de 2021. Conforme tabela divulgada pela Confederação Brasileira de Futebol (CFB), os jogos ocorrerão nas terças-feiras e sextas ou sábados.

Protocolos
Na quarta-feira (15), foi apresentada uma proposta à Secretaria Estadual de Segurança Pública para assegurar o cumprimento do distanciamento social e evitar a aglomeração em torno dos estádios.

Suspenso desde 16 de março, o campeonato ganhou a permissão para voltar após o governo do Estado aprovar protocolo de retorno elaborado pela Federação Gaúcha de Futebol (FGF). Até a quinta-feira (16), dos oito municípios que têm clubes na primeira divisão, cinco receberão os jogos: Pelotas, Bento Gonçalves, Caxias do Sul, Novo Hamburgo e São Leopoldo.

Também, está prevista para hoje (17) uma reunião para a Prefeitura de Porto Alegre avaliar os protocolos para definir se os jogos poderão ou não ocorrer na capital. Os municípios de Erechim e Ijuí não terão partidas em seus estádios.

Em Pelotas, a partida ocorrerá sem a presença das torcidas, com restrição de circulação de pessoas que não estejam diretamente envolvidas. As normas de distanciamento e de higiene deverão ser respeitadas por todos, conforme afirmou a prefeita Paula Mascarenhas (PSDB). A FGF e os clubes precisarão obedecer às medidas de contingenciamento das delegações, da arbitragem, dos profissionais de imprensa e demais envolvidos. Cada equipe poderá levar ao estádio até 31 componentes, incluindo o grupo de jogadores. Os protocolos também regram a utilização dos vestiários e as entrevistas coletivas.

Distribuição dos jogos pela tabela da FGF:
4ª rodada
Inter x Grêmio — Beira-Rio
São Luiz x São José — Cristo Rei
Novo Hamburgo x Aimoré — Estádio do Vale
Ypiranga x Esportivo — Centenário
Juventude x Caxias — Alfredo Jaconi
Pelotas x Brasil-Pel — Boca do Lobo

5ª rodada
Grêmio x Ypiranga — Arena
Esportivo x Inter — Montanha dos Vinhedos
São José x Novo Hamburgo — Passo D’Areia
Aimoré x São Luiz — Cristo Rei
Brasil-Pel x Juventude — Estádio do Vale
Caxias x Pelotas — Centenário

6ª rodada
Inter x Aimoré — Beira-Rio
Novo Hamburgo x Grêmio — Estádio do Vale
São Luiz x Brasil-Pel — Arena
Ypiranga x Caxias — Montanha dos Vinhedos
Juventude x Esportivo — Alfredo Jaconi
Pelotas x São José — Centenário

Enviar comentário

Envie um comentário!
Digite o seu nome