Tecnólogo, bacharelado e licenciatura: você sabe a diferença?

Quem está se preparando para ingressar no ensino superior deve conhecer a diferença entre esses tipos de diploma. (Foto: Divulgação)

No Brasil, são oferecidos três tipos de graduações: tecnólogo, bacharelado e licenciatura. Quem está se preparando para ingressar no ensino superior deve conhecer a diferença entre esses tipos de diploma, pois dessa forma, é possível escolher a melhor alternativa para o futuro profissional. Mas você sabe qual das três se encaixa ao propósito de seus objetivos?

A coordenadora pedagógica e coordenadora dos cursos de pós-graduação da Faculdade de Tecnologia Senac Pelotas, Lidiane da Silva Hirdes, explica a diferença entre os três tipos de graduações:

O tecnólogo é o profissional formado nos cursos superiores de Tecnologia em distintas áreas específicas do conhecimento científico. Esse tipo de curso possibilita a formação de profissionais alinhados com as demandas e tendências de mercado. Apresentam como características, duração média de 2 a 3 anos. Com isso, viabiliza a inserção imediata no mercado de trabalho.

O bacharelado é o curso de nível superior com formação em áreas amplas. Geralmente, está associado às carreiras mais tradicionais. A pesquisa científica está no cerne da formação desses profissionais. Os cursos possuem duração média de 4 a 5 anos.

A licenciatura é o tipo de curso, em nível superior, realizado por aqueles que pretendem desenvolver conhecimentos relacionados ao magistério, isto é, conceito utilizado para abarcar os cursos voltados para a prática do ensino, incluindo licenciaturas e a graduação em Pedagogia. A duração média é entre 4 e 5 anos. Após o término do curso, o profissional recebe o título de licenciado e, com isso, pode ministrar aulas na sua área de estudo e formação.

De acordo com a coordenadora, os três tipos de formação são importantes para o ensino superior e possuem papel fundamental para a sociedade e mundo profissional. “A construção e o crescimento social, cultural, econômico e tecnológico ocorrem da formação coletiva de diferentes áreas de atuação e conhecimento científico”, comenta.

Fundada em 1º de outubro de 2004, capacitando cerca de 27.500 mil alunos por meio de cursos e ações extensivas, a Faculdade de Tecnologia Senac Pelotas oferece cursos tecnólogos, que, mesmo oferecendo menos tempo de formação, têm a mesma relevância do bacharelado ou da licenciatura. Confira as opções disponíveis:

Análise e Desenvolvimento de Sistemas
Redes de Computadores
Sistemas para Internet
Ciência de Dados & Inteligência Analitica
Defesa Cibernética
Processos Gerenciais
Gestão de Recursos Humanos
Marketing
Gestão Comercial

Segundo Lidiane, os tecnólogos possuem extrema importância para o contexto corporativo. “Os egressos desses cursos estão preparados para lidar de maneira criativa e inovadora com os desafios e tendências do mercado. Com isso, esses profissionais destacam-se no ambiente empresarial, principalmente no âmbito do empreendedorismo e da inovação”, explica.

Para os interessados em ingressar no ensino superior, mais informações e outras opções de descontos que chegam até 80% podem ser obtidas pelo WhatsApp (53) 98441-2691 ou através do site. A Faculdade de Tecnologia Senac Pelotas está localizada na rua Gonçalves Chaves, 602, Centro.

Enviar comentário

Envie um comentário!
Digite o seu nome