Alunos do Senac Pelotas desenvolvem software com análise de expressões faciais para melhorias no aprendizado

Alunos do projeto. (Foto: Divulgação/Senac-RS)

Proposto por professores do curso superior de Análise e Desenvolvimento de Sistemas e em desenvolvimento com a participação de alunos da formação na Faculdade de Tecnologia Senac Pelotas, o projeto Computação Afetiva aplicada à Gamificação como Metodologia Ativa de Ensino consiste na criação de jogos educativos com recursos de análise de expressões faciais para apoio ao processo de ensino e aprendizagem. A ideia foi selecionada a partir de um Edital de Pesquisa das Faculdades Senac-RS.

O intuito é desenvolver um game para auxiliar os alunos em seu processo de aprendizagem e utilizar a Computação Afetiva para detectar as emoções deste aluno durante o desenvolvimento da atividade. Os estudos da área de Computação Afetiva, uma subárea da Inteligência Artificial, buscam melhorar a comunicação humano-computador e apoiar o usuário a partir da percepção das suas emoções.

Já há softwares no mercado que identificam a partir das expressões faciais, por exemplo, se uma pessoa está triste, com raiva ou alegre. O mais conhecido é o utilizado em alguns veículos para identificar quando um condutor apresenta sinais de fadiga e adota ações, como alertas e recomendações de paradas.

De acordo com o docente e coordenador do projeto, Edécio Fernando Iepsen, pretende-se, com o game, lidar de forma afetiva com os estudantes, visando mantê-los motivados a superar os desafios impostos pelos conteúdos. “O processo de aprendizagem tradicional pode se tornar difícil, cansativo e até mesmo tedioso com o passar das horas. Com isso, a gamificação procura tornar esse processo mais amigável e motivador em conjunto, trazendo uma linguagem menos agressiva e oferecendo estímulos aos alunos para que completem suas tarefas”, comenta o docente.

Maria Antônia Soares Coelho Fialho faz parte do trio de alunos responsáveis pela solução. Segundo ela, a ideia busca a aproximação da tecnologia com o estudante. Dessa forma, os objetos a serem desenvolvidos trazem a perspectiva das emoções e como acontece a relação do usuário, sua aprendizagem e ferramenta (game).

“Ao realizar um design para o ensino, pensa-se na experiência do usuário como prioridade, a fim da identificação com o processo de aprendizado e seu estudo efetivo. Para este projeto, o que me motiva a fazer parte dele é justamente a intencionalidade e seus objetivos, a investigação e o desenvolvimento de uma ferramenta para maior motivação dos alunos e a integração multidisciplinar com a tecnologia”, destaca a aluna.

O docente coordenador afirma que o objetivo é, na sequência, investigar novas possibilidades de aplicações, como, por exemplo, a de identificar a percepção dos clientes com os produtos em promoção em uma loja – naturalmente, após a concordância dos clientes e respeitando a privacidade dos envolvidos no estudo. “Este é um projeto piloto e pretende-se que ele tenha continuidade ao longo dos próximos anos. A área da Computação Afetiva possui inúmeras possibilidades de aplicação”, ressalta Edécio.

Mais informações sobre este e outros tipos de projetos podem ser obtidas pelo (53) 3225-6918 ou WhatsApp (53) 99197-8844. A Faculdade de Tecnologia Senac Pelotas está localizada na rua Gonçalves Chaves, 602, Centro.

Enviar comentário

Envie um comentário!
Digite o seu nome