Um sonho antigo se torna realidade já no mês que vem no Instituto de Menores Dom Antônio Zattera (Imdaz). A instituição vai oferecer ensino regular da 1ª a 4ª série do Fundamental em 2024 em período integral. Serão quatro turmas com até 25 alunos. As inscrições podem ser feitas a partir de segunda-feira (29) na sede da instituição (avenida Domingos de Almeida, 3.150, bairro Areal), das 8h ao meio-dia.
Além das turmas do 1º ao 4º ano, o Imdaz irá manter as atividades de berçário e pré-escola – estas abertas em 2023. Os serviços de contraturno (inverso ao da escola), como banda, aulas de reforço escolar, de informática, taekwondo, dança, idiomas (Inglês) entre outros, permanecem para o público infantil e adolescente – a faixa etária atendida vai dos quatro meses aos 18 anos. “Já temos parecer favorável da 5ª CRE [Coordenadoria Regional de Educação], é a realização de um sonho”, afirma a diretora Patrícia Frank.
O passo seguinte, segundo ela, é buscar apoiadores para contribuir mensalmente. A mobilização é intensa. Neste momento, a direção da instituição procura o apoio dos pais dos alunos em atividades de manutenção das salas de aula. A esperança, em um futuro próximo, ainda de acordo com Patrícia, é pela assinatura de um convênio de parceria com a prefeitura, via Secretaria Municipal de Educação (Smed), para que a escola regular de séries iniciais do Imdaz receba recursos do Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação (Fundeb) para pagar salário dos nove professores do corpo docente (dois desses com formação em educação inclusiva) bem como para receber material didático. Neste momento, segundo a diretora do Imdaz, a documentação já encaminhada ao Executivo tramita na Procuradoria-Geral do Município (PGM).
Enquanto isso, a direção do Instituto de Menores e demais parceiros angariam recursos para viabilizar a escola ao longo do ano letivo. “Já conseguimos o suficiente para as despesas do primeiro mês”, anuncia Patrícia. O montante foi alcançado via Arquidiocese de Pelotas, empresas e doações individuais. Para os demais meses, ainda é uma incógnita. “Acredito em Deus que vai dar certo”, resume ela, com otimismo.
Procura por voluntários
O Imdaz procura voluntários para desempenhar atividades ao turno inverso ao da escola, principalmente para música, dança, informática e contação de histórias. Também há carência de voluntários para ministrar cursos profissionalizantes para adolescentes a partir dos 13 anos de idade. Serão oferecidos cursos de barbearia, cabeleireiro, vídeomaker, programação visual, informática e Língua Inglesa. Interessados devem entrar em contato pelo WhatsApp (53) 8403-0402, de Patrícia.
Doações
Interessados em contribuir financeiramente com o trabalho desenvolvido pelo Imdaz podem encaminhar depósitos via conta bancária (dados no site https://www.arquidiocesedepelotas.org/instituto-de-menores-dom-antonio-za) ou via pix (92.238.138/0022-76 – CNPJ).
O que diz a prefeitura
A titular da Smed, Adriane Silveira, explica que Pelotas não recebe recursos do Fundeb para firmar convênios com escolas de Ensino Fundamental e que essa situação já foi informada à direção do instituto no ano passado. A secretária reafirma, contudo, a intenção da Prefeitura de manter o atual convênio para a Educação Infantil.