Excelência em educação na região, a Escola Santa Mônica aprovou neste ano 24 alunos para universidades do município e do estado. E o número certamente aumentará nesta sexta-feira (17), data em que o MEC divulgará os aprovados pelo Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM), cujo listão será divulgado na edição 696 do Jornal Tradição Regional. Dentre estes 24, 16 entraram para a Universidade Federal de Pelotas (UFPel) por meio do Programa de Avaliação da Vida Escolar (PAVE). Além das aprovações, um dos alunos da escola obteve o 1º lugar geral deste processo seletivo.
O ano de 2019 foi um ano de mudanças no Ensino Médio da escola que optou por uma modificação expressiva na avaliação dos alunos do Terceirão. Para a diretora pedagógica, Rosimeire da Silva Ferreira, as mudanças na metodologia aliviaram a pressão que o estudante sente nesta etapa da vida. “Muitos alunos comentavam o quanto era difícil focar no vestibular tendo que se preocupar também em passar de ano no Terceirão. Então, resolvemos ousar e mudar a avaliação e, pelo visto, deu certo”, comemora.
Hoje, o Ensino Médio da Escola Santa Mônica, com uma carga horária maior em relação às escolas regulares, consegue distribuir os conteúdos específicos desta etapa nos dois primeiros anos, deixando o último ano para uma revisão geral. “Essa maneira permite que o aluno veja os três anos em dois para que no último ele consiga fixar os conteúdos, tirar dúvidas que ficaram nos anos anteriores e relembrar temáticas importantes”, acrescenta a diretora.
Além do conteúdo didático, outros aspectos são abordados e estimulados durante os três anos que antecedem a universidade, como autonomia, autoestima e autoconhecimento. Segundo a diretora, trabalhar estas questões traz uma maior segurança para as futuras decisões, como a opção da carreira. “A Escola não prepara apenas para Medicina. Preparamos o aluno para o que ele quiser ser, por essa razão temos aprovações em diferentes cursos, além da Medicina”, destaca Rosimeire.
Atualmente, a equipe do Ensino Médio da instituição é composta por 11 professores experientes, aulas de Redação em pequenos grupos e três dias de turno integral, sendo um deles de assistência pedagógica para sanar dúvidas de Matemática, Química, Física e Biologia. Além disso, os alunos fazem simulados periódicos a fim de prepararem-se para os processos seletivos que enfrentarão.
O aluno Gustavo Timm Munieweg, 1º lugar da Medicina e também 1º lugar geral do PAVE, disse que ao pesquisar escolas para cursar o Ensino Médio, em 2017, a estrutura e o modo como foi recepcionado na escola o atraíram. “Eu enxergo estes anos como anos de bastante dedicação, esforço e aqui no Santa Mônica nunca faltou apoio para que a aprovação acontecesse”, fala.
E não foi diferente para a aluna Nathalia Mahl Scherer, que além de conquistar a tão sonhada vaga na Medicina, obteve o 5º lugar geral do PAVE. “Sabemos que no final da etapa temos um processo seletivo para enfrentar, então, precisamos nos preparar em todo o Ensino Médio e a escola contribuiu muito para isso”, afirma.
A aluna Julia Klug Alves, aprovada no curso de Odontologia da Universidade Católica de Pelotas (UCPel), acredita que o sistema de ensino no Ensino Médio, aliado ao esforço, é uma fórmula que não dá errado. “Estudo aqui [Escola Santa Mônica] desde o primeiro ano do fundamental e sou suspeita para falar, mas todo mundo que vê de fora acha que é puxado; porém é bom e leve, e, no final, te recompensa”, finaliza.