Pelotas: Emef Brum de Azeredo participa de oficina de Contação de História

O projeto Ponto de Leitura é uma iniciativa da Câmara Pelotense do Livro. (Foto: Michel Corvello)

Alunos de seis e sete anos da Escola Municipal de Ensino Fundamental (Emef) Doutor Brum de Azeredo, do bairro Fragata, participaram da atividade de Contação de História promovida pela Secretaria de Cultura (Secult) na manhã desta quinta-feira (31), no Casarão 2. A iniciativa integra o projeto Ponto de Leitura e tem como objetivo incentivar a prática entre o público infantil.

A atividade contou com a participação das escritoras Beatriz Macking, Helena Manjourany e Silvia Regina Jeck, do Coletivo Autores de Pelotas (CAP), que é parceiro da Prefeitura de Pelotas, e de Joice Lima que, além de integrar o CAP, é uma das coordenadoras dos Pontos de Leitura. Os livros Cabeça de Melão e Cabeça de Abacate, de Cleber Galhardi, E foi assim que eu e a escuridão ficamos amigas, do Emicida, Luva Lulu, de Márcia Villela, e O Pinguim Fred, de Melanie Joyce, foram lidos para os pequenos.

O livro escrito por Emicida foi contado por Helena, que buscou ensinar às crianças, com base na obra, a valorizar a coragem sempre que tiverem medo. “Foi muito legal. Eu gostei muito e eles também. Nós nos surpreendemos, porque eles são muito criativos e vivem a história”, declarou.

A Contação de História foi dividida em dois momentos. Primeiramente, os alunos ouviram as histórias e, depois, escolheram o livro que mais gostaram para encenar. Cabeça de Melão e Cabeça de Abacate foi o selecionado. “A participação das crianças foi muito boa”, avaliou Silvia.

O projeto Ponto de Leitura é uma iniciativa da Câmara Pelotense do Livro. Atualmente, o Município é responsável por dois Pontos, no Centro de Esportes Unificado (CEU) Dunas e na Secult. As obras trabalhadas nesta quinta-feira ficaram no Ponto da Secult, que conta com estrutura com almofadas e diversos livros infantis e infanto-juvenis.

Enviar comentário

Envie um comentário!
Digite o seu nome