Museu de História Natural da UCPel reabre em novo espaço em Pelotas

A partir do dia 12 de agosto, acervo poderá ser visitado pela comunidade no Instituto de Menores Dom Antônio Zattera (Imdaz). (Foto: Divulgação)

O Museu de História Natural da Universidade Católica de Pelotas (MUCPel/UCPel) está em novo espaço. O acervo, composto por mais de 35 mil espécies catalogadas, poderá ser visitado por agendamento no Instituto de Menores Dom Antônio Zattera (Imdaz). A inauguração do local ocorre no dia 12 de agosto, às 14h, no Imdaz, localizado na Avenida Domingos de Almeida, 3150.

Além de novo espaço, o MUCPel também terá nova exposição. Denominada “Das Águas ao Céu – a Fauna em Pormenores” chama a atenção para os animais que estão ao nosso redor mas que muitas vezes não percebemos. Conforme o museólogo da UCPel, Anderson Passos, a mostra contará com a exposição de animais taxidermizados como caturritas (papagaio), cardeais, seriema, borboletas, mariposas, gaviões, corujas entre outros.

Para o presidente do Imdaz e vice-reitor da UCPel, padre Marcus Bicalho, o Museu dentro do Instituto contribuirá para a educação dos alunos assistidos. “A vinda do Museu vai auxiliar nossas crianças a aprenderem a respeitar a natureza e a sua importância para a continuação da espécie humana”, avalia.

Visitação

A comunidade externa ao Imdaz deverá realizar agendamento para ter acesso ao Museu pelo e-mail [email protected] e pelo Facebook https://www.facebook.com/mucpel?mibextid=ZbWKwL. A inauguração é aberta à comunidade.

MUCPel

O Museu de História Natural da UCPel conta com dois tipos de acervo: o didático, onde os animais encontram-se em posições naturais, e o científico, onde pesquisadores interessados em verificar detalhes de determinadas espécies podem utilizar o material. São mais de 35 mil espécies catalogadas. O MUCPel foi criado em 1997 com o objetivo de apoiar o ensino, a pesquisa e a extensão, assim como também se tornar um espaço aberto à comunidade.

Enviar comentário

Envie um comentário!
Digite o seu nome