Frota do transporte escolar de Pelotas é renovada

Seis novos ônibus passarão a conduzir crianças na zona rural. (Foto: Gustavo Vara/Prefeitura Municipal de Pelotas)

A frota do transporte escolar da Prefeitura de Pelotas passa a contar com seis novos ônibus. A prefeita Paula Mascarenhas (PSDB) fez a entrega, na manhã desta segunda-feira (8), dos veículos à Secretaria Municipal de Educação e Desporto (Smed). Trata-se do investimento de R$ 2,1 milhões oriundos do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE).

No Largo do Mercado, a prefeita salientou a necessidade da aquisição dos veículos para qualificar o transporte diante das longas distâncias percorridas nos distritos do interior do município. “São cerca de 1.280 quilômetros de estradas rurais e temos a obrigação de transportar as nossas crianças com qualidade e garantir às famílias que os estudantes se desloquem com segurança. Isso atende ao tempo de uso dos veículos, que precisam ser trocados, considerando que são ônibus equipados e inclusivos, para as crianças com mobilidade reduzida. São muitos desafios, mas Educação é prioridade para o nosso governo”, ressaltou.

Conforme a secretária de Educação e Desporto, Adriane Silveira, a aquisição faz parte da renovação da frota, considerando o tempo de vida útil orientado pelo Programa Nacional de Transporte Escolar (Pnat) para o deslocamento de crianças. “Essa aquisição representa a renovação e a qualificação do transporte para os alunos da zona rural. Nós temos uma parte atendida com frota própria e, outra, por meio de prestação de serviços. E essa qualificação passa ainda pela capacitação e formação dos motoristas para esse transporte, conforme vem acontecendo”, apontou Adriane.

Aquisições refletem também no desenvolvimento rural

Ao destacar a importância da aquisição dos novos ônibus, o vice-prefeito e secretário municipal de Desenvolvimento Rural, Idemar Barz (PSDB), reiterou que essa qualificação surtirá efeito também nos serviços prestados pela Secretaria em todos os distritos e colônias. “Com a chegada desses veículos novos, os seis que estavam em uso passarão a integrar a frota do Desenvolvimento Rural, junto às administrações distritais, para as ações diárias de transporte de servidores e ferramentas”, informou. Os antigos ônibus passarão por manutenção e preparação antes de ser destinados à nova finalidade.

Os veículos

Ao todo, são seis novos ônibus Volkswagen modelo Neobus, sendo cinco com 29 lugares e um com 60. Todos possuem elevador adaptado para acesso de pessoas com deficiência física ou mobilidade reduzida. A aquisição foi possível com o investimento de mais de R$ 2,1 milhões oriundos do Salário Educação via Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE). Os veículos realizam, em média, o transporte diário de duas mil crianças da zona rural entre estudantes do município da rede municipal e estadual.

Também acompanharam a cerimônia de entrega o presidente do Conselho Municipal dos Direitos das Pessoas com Deficiências e Altas Habilidades, Michel Ribeiro, os secretários municipais de Governo e Ações Estratégicas e de Habitação e Regularização Fundiária, respectivamente Fábio Machado e Ubirajara Leal, o assessor de projetos Especiais, Luiz van der Laan, os vereadores Carlos Júnior (PSD), José Sizenando (União) e Paulo Coitinho (Cidadania) e os coordenadores do Sine/RS em Pelotas, Glauber Bürkle e Stéfano Irazoqui.

Enviar comentário

Envie um comentário!
Digite o seu nome