Atualmente, a Faculdade de Tecnologia Senac Pelotas atua com cursos de pós-graduação, graduação e extensão. A instituição, segundo o novo diretor, Tiago Radmann, que assumiu a função em 1º de julho, mantém um padrão de atuação que exige continuidade no trabalho já desenvolvido.
“O Senac tem uma marca no Rio Grande do Sul e no Brasil, de 75 anos. Embora a Faculdade tenha 18 anos, em Pelotas, o Senac no município tem 75. É uma marca forte, consolidada na educação, de todos os níveis”, reforça.
A fim de não só manter, mas aperfeiçoar a aptidão da instituição, Radmann afirma ser necessário dar mais visibilidade a ela frente à comunidade, bem como agir com rapidez no que se refere à oferta de novos cursos.
“Um dos desafios é fazer com que a Faculdade tenha mais visibilidade. Vir aqui, hoje, conversar com o jornal é um passo em relação a isso, para [que possam] saber o que a Faculdade faz; o que pretende fazer; como pode acessar os serviços. Fora isso, a gente precisa expandir o portfólio de cursos. A gente pretende, ao longo desse segundo semestre, consolidar o que a gente chama de centro universitário. O centro universitário nos dá outras possibilidades. Hoje, qualquer faculdade tem um rito que precisa, junto ao Ministério da Educação, para aprovar um curso novo. O centro universitário encurta esse rito”, explica Tiago, que acrescenta a intenção de abrir uma escola de saúde que oferte cursos como enfermagem, farmácia, nutrição, fisioterapia, educação física – projeto pretendido para os próximos dois anos.
Neste sentido, um dos objetivos do novo diretor é aumentar o número de alunos, que no momento somam 450. No entanto, de acordo com o diretor, esse número deve chegar a 1 mil ao longo de um período de quatro ou cinco anos.
Ainda falando sobre os desafios, o diretor salienta a consolidação de projetos de extensão que sejam relevantes para sociedade. “Por exemplo, a gente tem a escola de Tecnologia da Informação (TI). Por que não aproveitar os alunos e professores para fazer formação na área de tecnologia para pessoas que precisam? Essa aproximação com a comunidade e conversar com esses atores é fundamental”, esclarece.
Radmann cita outro exemplo quando fala na relação entre projetos de extensão e sociedade: o Pelotas Parque Tecnológico. Ele diz que a Faculdade Senac já possui um espaço dentro do Parque, porém outros meios podem ser utilizados para fomentar novos projetos visando o desenvolvimento.
“Por exemplo, a gente precisa desenvolver área de programação, mas não tem programador. Não dá fluxo. A gente precisa fazer com que esse ciclo aconteça. Às vezes tu geras o emprego, mas as pessoas não acessam a esse emprego. Então, tu tem que ter essa cadeia conversando para que tu gere um emprego e tenhas pessoas qualificadas para acessar esses empregos. E a Faculdade Senac tem que estar junto”, explica.
Por fim, o diretor enfatiza a necessidade de fazer com que o ingresso na Faculdade seja visto como algo possível, principalmente para públicos que estão longe dessa realidade, a fim de que o processo de capacitação influencie positivamente a vida dos cidadãos.
Histórico profissional
Tiago Radmann tem 38 anos e trabalha na instituição há 20. Em Pelotas, atuou entre os anos de 2003 e 2009. Em seguida, de 2009 a 2017, assumiu a direção da unidade em Bagé. Nos últimos cinco anos, esteve à frente da unidade de Rio Grande.
Inscrições
A Faculdade de Tecnologia Senac iniciará, no dia 08 de agosto, nove turmas, tanto na área da Gestão quanto na de TI. Os interessados poderão realizar o vestibular, que consiste em uma prova de redação, ou, caso a média do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) tenha alcançado 450 pontos, ingressar de maneira direta. Há diversas possibilidades no que se refere à graduação e pós-graduação.
Mais informações podem ser obtidas no site https://www.senacrs.com.br/unidade/7. A Faculdade está localizada na rua Gonçalves Chaves, nº 602, Centro. O telefone para contato é (53) 3225-6918.