Pelotas: Prefeita participa de homenagens a Schlee no Mercado

Prefeita Paula Mascarenhas participa de homenagem a Aldyr Schlee. (Foto: Michel Corvello)

O Mercado Central sediou, neste sábado (18), a ‘Movida Schlee‘, uma homenagem ao escritor jaguarense Aldyr Schlee, falecido em 2018. O evento contou com a presença da prefeita Paula Mascarenhas, que acompanhou a festa literária e musical realizada para o lançamento de 16 obras de sete autores locais. Durante o evento, foram inaugurados dois espaços em memória do autor: o ‘Espaço de Leitura Aldyr Schlee’, no pátio interno do Mercado, e a ‘Mesa da Literatura’, a mesma que ele costumava sentar-se e conversar com amigos no Restaurante Cavalo Branco.

“Esse encontro é muito especial, porque é um dos primeiros desde que não temos mais o Schlee com a gente e, também, pois vai marcar esse espaço como um local de memória dele, que era um frequentador daqui, aliás, frequentador das ruas, das praças da cidade. O lugar em que eu mais encontrava o Schlee, era caminhando na Praça Coronel Pedro Osório, ele era um homem de Pelotas, dos cantos, das ruas da nossa cidade”, lembrou Paula durante a cerimônia, que também marcou a passagem de três anos do falecimento do escritor.

Além de sessão de autógrafos, um sarau visual e apresentações de artistas da cidade também levaram grande número de pessoas ao evento, que teve ainda a presença dos secretários estaduais da Cultura, Beatriz Araújo, e de Meio Ambiente e Infraestrutura, Luiz Henrique Viana.

Sete autores lançaram suas obras durante o sarau literário: Mariana Ianelli, Ayalla de aguiar, Luiz Carlos Vaz, Cleonice Bourscheid, João Félix Soares Neto, Paulo rosa e Martim César. Eles ofereceram uma sessão de autógrafos das obras, todas publicadas pela Editora Ardotempo, organizadora do evento, através de seu criador, o artista plástico e escritor Alfredo Aquino.

Participaram das homenagens à Aldyr Schlee, o secretário municipal de Cultura, Paulo Pedrozo, e o assessor especial Henrique Pires.

A Movida Schlee teve o apoio da Prefeitura de Pelotas e do Curi Palace Hotel.

Quem foi Aldyr Schlee

Nascido em Jaguarão (RS) em 22 de novembro de 1934, Aldyr Garcia Schlee foi um escritor, jornalista, desenhista, tradutor e professor universitário que escolheu a cidade de Pelotas para morar.

Entre seus feitos está a fundação da Faculdade de Jornalismo da Universidade Católica de Pelotas (UCPel), os prêmios Esso de Jornalismo e Açorianos de Literatura, e, talvez, o mais importante: em 1953, com apenas 18 anos, foi o criador da ‘Camisa Canarinho’ da Seleção Brasileira de Futebol, com desenho escolhido em concurso do jornal carioca Correio da Manhã. Ele também foi professor da disciplina de Direito Internacional da Universidade Federal de Pelotas (UFPel).

Enviar comentário

Envie um comentário!
Digite o seu nome