Pelotas instituiu o dia 3 de fevereiro como o Dia Municipal do Sopapo. A proposta é homenagear o sopapo, por sua história e significado para as lutas e conquistas da comunidade negra. A data também relembra Giba Giba, falecido no dia, em 2014.
Com a realização da terceira edição do Festival Cabobu em abril, a cidade registrou grande movimentação em torno do sopapo e a pauta foi debatida e aprovada na Câmara de Vereadores, com proposição do vereador Paulo Coitinho (Cidadania).
Estimuladores da ideia, a produtora cultural Sandra Narcizo e o gerente de produção do Festival Cabobu, Guiga Narcizo, vibram com a conquista, que fortalece a importância do projeto CaBoBu, criado por Giba.
A repercussão tem levado foco aos trabalhos para concretizar uma quarta edição e, como salienta Sandra, “reforça o projeto de patrimonialização estadual do sopapo como bem imaterial do estado”, ação que conta com o apoio de Edu do Nascimento, filho de Giba Giba e de José Batista, luthier pelotense reconhecido pela construção de sopapos no Estado.