O Festival Internacional Sesc de Música 2023 já tem data para acontecer. Após dois anos de suspensão devido à pandemia, um dos maiores eventos de música de concerto da América Latina, que reúne estudantes e profissionais de diversas regiões do país e do mundo, está confirmado para ocorrer de 16 a 27 de janeiro. A 11a edição será lançada oficialmente no dia 12 de julho, às 19h, no hall de entrada da Prefeitura Municipal de Pelotas para convidados, autoridades e imprensa. A cerimônia marca o início do período de inscrições para os cursos de instrumentos, canto lírico, choro, com práticas de música de câmara, de orquestra e de banda sinfônica, oferecidos no Festival.
Os alunos selecionados terão a oportunidade de qualificar suas habilidades com 46 professores reconhecidos mundialmente em academias, conservatórios de música e orquestras com origem, além do Brasil, dos Estados Unidos, Chile, Itália, Portugal, Alemanha, Rússia, Bielorússia e Japão.
Músicos e estudantes podem realizar as inscrições até o dia 12 de agosto pelo site www.sesc-rs.com.br/festival, com possibilidades de bolsas integrais e parciais, além de espaço para alunos das instituições parceiras – Universidade Federal de Pelotas (UFPel), e os Projetos Sociais da Escola da Orquestra Sinfônica de Porto Alegre (Ospa) e Vida com Arte da Unisinos.
Cursos do Festival 2023
A 11ª edição mantém os tradicionais cursos de 18 instrumentos de Música de Concerto: Violino, Viola, Violoncelo, Contrabaixo, Flauta, Oboé (Corne-inglês), Clarinete, Fagote, Trompa, Trompete, Trombone Tenor, Trombone Baixo, Tuba, Saxofone, Eufônio, Harpa, Percussão para Música de Concerto, Piano, bem como de Canto Lírico, Composição e aulas de Choro (que integra as práticas de Violão, Sopros, Acordeom, Bandolim, Percussão e Cavaquinho). Além das capacitações oferecidas, durante o Festival, os alunos têm a oportunidade de participar de Recitais de Música de Câmara, Prática de Orquestra e Prática de Banda Sinfônica.
Sobre o Festival Internacional Sesc de Música
O Festival Internacional Sesc de Música tem como objetivo incentivar o desenvolvimento da produção musical, fomentar o intercâmbio e o desfrute de bens culturais. Promovido pelo Sistema Fecomércio-RS/Sesc, e tendo como coordenador artístico o maestro Evandro Matté, o evento atua em dois eixos principais: Pedagógico e Sociocultural.
No plano Pedagógico, o Festival oferece cursos de instrumentos, composição, canto lírico e choro, prática de música de câmara, prática de orquestra e prática de banda sinfônica para estudantes e profissionais da música.
Já no Sociocultural, são realizados recitais de professores, de alunos, de música de câmara e ampla atividade de espetáculos gratuitos, abertos a toda comunidade. O evento tem o apoio institucional da Prefeitura Municipal de Pelotas/RS e apoio cultural da Universidade Federal de Pelotas, Universidade Católica de Pelotas e a Faculdade Senac.