O Movimento Negro de Pelotas realiza, no próximo sábado (30), o II Congresso de Negros e Negras da cidade. O evento vai ocorrer no auditório do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Sul-rio-grandense (IFSul), na praça Vinte de Setembro.
O Congresso tem como objetivo principal elaborar proposições que serão encaminhadas ao legislativo municipal, a partir de discussões dos temas Educação, Saúde, Segurança, Cultura, Geração Trabalho e Renda, Direito à Cidade e Comunidade Quilombola, sendo um evento para inspirar e auxiliar no entendimento da realidade vivida pela comunidade negra local.
Com o tema “O Feminino na Construção da Negra Pelotas”, a data do congresso foi escolhida como forma de homenagear o Dia Internacional da Mulher Negra Latino-Americana e Caribenha, celebrado no dia 25 de julho. E as homenagens não param por aí. No sábado, quatro mulheres serão reverenciadas por suas trajetórias: Maria Agostinha Barros Goulart, Maria Batista, Gilda Maria Macedo Alves, e a professora Ivete Oliveira da Silva.
O Evento terá ainda uma feira, que contará com 14 expositores de vários segmentos, com produtos que valorizam a cultura afro. As inscrições podem ser feitas, gratuitamente, por meio do link https://sgls.in/u/nscries. Outras informações pelo whatsapp (53) 99189.0395.
O congresso é uma realização do Movimento Negro de Pelotas, que é composto por várias instituições, e conta com o apoio do Neabi, ASUFpel, Amor Perfeito Balões, Clic Digital, CPERS, SIMP, Adufpel, SINASEFE, SINDJUS e da Prefeitura de Pelotas.
Confira a programação:
8h30- Abertura;
8h45- Homenagem ao Dia Internacional da Mulher Negra Latino Americana e Caribenha;
9h10 – Encaminhamentos dos GTs;
09h30 Reflexões nos GTs;
12h – Intervalo para Almoço;
13h – Apresentação Cultural (Colibri Isa);
13h30 Retorno e reflexões nos GTs;
15h40 – Plenária Final;
17h15 – Encerramento.