Fenadoce: Espaço Creator celebra a união da tecnologia e da história

Equipe do Espaço Creator, dedicado a reunir influenciadores digitais pelotenses. (Foto: Rafael Takaki)

Em uma união impactante entre antigo e novo, a 30ª Fenadoce trouxe como um de seus destaques o Espaço Creator, dedicado a reunir influenciadores digitais pelotenses. Presente no mesmo ambiente em que se localiza o “Memorial Fenadoce”, que relembra a história da Feira através de painéis, exposições e personagens interativos que resgatam a origem doceira do município. O contraste entre os ambientes é claro, mas a proposta é uma: conectar pessoas.

“Tivemos essa ideia de fazer o passado, presente e o futuro, então, por isso o Espaço dos Creators está aqui”, relata Tatiane Mizetti, diretora-executiva da Reverso, a agência de Relações Públicas por trás do setor de comunicação da Fenadoce desde 2015.

“Já faz alguns anos que a Fenadoce vem acompanhando toda essa transformação do mercado digital. A Fenadoce é um evento tradicional, sempre trabalhou com mídias tradicionais, então toda inserção do digital foi feita gradualmente”, relata Tatiane.

Ao longo da Feira, a atração, que deve reunir mais de 70 influenciadores, conforme relata a diretora-executiva, é possível graças à recepção positiva do público com o digital observada, especialmente, na edição anterior, em 2023, quando a Arena de Inovação do Sebrae fez parte do evento e despertou o interesse do público de todas as idades.

Assim, entre a exposição de vestidos, o Espaço Kids e o Museu das Baronesas, o público pode encontrar um ambiente que dispõe ainda de espaços instagramáveis, um estúdio de podcast e até mesmo um mascote tecnológico – tudo para levar ao público a união do clássico com a tecnologia, atraindo as diferentes gerações e despertando interesses em comum.

Surgindo em parceria com a Orbe Creators, agência pelotense de marketing de influência, no espaço acontecem palestras, paineis, mentorias e criação de conteúdo para divulgação da Fenadoce através das redes sociais.

“Enquanto influenciadora, eu enxergo que é uma oportunidade incrível pros influenciadores e para a Feira ser vista, porque hoje em dia a atenção das pessoas está cada vez mais direcionada para aquilo que está nas nossas mãos, que é o celular. […] A gente é um canal de comunicação do presente e do futuro”, destaca Muriel Aldrighi, influenciadora pelotense por trás do perfil @trendingplacespelotas no Instagram.

Tatiane Mizetti, diretora-executiva da Reverso, a agência de Relações Públicas por trás do setor de comunicação da Fenadoce, e Muriel Aldrighi, influenciadora pelotense por trás do perfil @trendingplacespelotas no Instagram. (Foto: Daniela Alves/JTR)

Almejando a produção de conteúdo multiplataforma, uma vez que a formiguinha Docília está presente até mesmo no TikTok, os visitantes que chegarem ao Pavilhão podem ter a chance de experienciar ainda o Engaja Cast acontecendo – um estúdio montado exclusivamente para a gravação de podcasts durante a Feira e que recebe seus convidados para falar sobre diversos temas, principalmente, a história do evento e sua importância para o desenvolvimento da região.

“A gente fica feliz com a confiança que nos foi dada, porque a gente entende que é muito complicado dar autonomia para um influenciador falar sobre algo. E ele tem essa autonomia porque ele tá na rede social dele, no canal dele. Então, é difícil fazer um roteiro engessado, mas a Orbe está aqui para realmente profissionalizar essa relação entre marcas e influenciadores, entendendo o lado das marcas e entendendo o marketing de influência, entendendo que a riqueza do marketing de influência é ser genuíno, é ser orgânico, e entendendo que a marca também está primando por algumas coisas, como a sua imagem”, detalha Muriel.

Tendo como uma de suas principais pautas o marketing de influência, os influenciadores convidados a fazerem parte do evento, além de promoverem dinâmicas com o público presente, também apresentam discussões sobre seus trabalhos e marketing de maneira geral.

Fortalecendo o cenário de uma sociedade em constante movimento e imediata em seu dia a dia, a união do clássico representado pela Feira e a modernidade tida através das mídias digitais, se mostra fundamental para que os mais jovens conheçam a origem da região na qual vivem – despertados, principalmente pelos influenciadores que acompanham, e os mais velhos tenham a oportunidade de reconhecer que o passado não está perdido, apenas em constante formação.

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