Fenadoce 2019 ultrapassa número de excursões recebidas em 2018

(Foto: Roberto Dias/Divulgação)

No domingo (16) a Fenadoce 2019 superou o número total de excursões recebidas na edição de 2018: até o segundo final de semana, foram contabilizados 508 grupos de turistas. A Fenadoce segue até o dia 23 de junho, e já recebeu excursões nacionais e internacionais que tiveram como destino a cidade de Pelotas/RS.

A Fenadoce 2019 é uma realização da CDL Pelotas, tem patrocínio Banrisul; Sicredi; Gelei e Osirnet; Apoio da Biscoitos Zezé; Ecosul e Farmácia São João e apoio institucional da Universidade Federal de Pelotas, Câmara Municipal de Pelotas e Prefeitura Municipal de Pelotas. A Fenadoce Cultural tem financiamento Pró-Cultura RS LIC Governo do Estado do RS, com patrocínio de Osirnet e Biscoitos Zezé e Farmácia São João.

Talks Aliança reuniu representantes do Governo do Estado do Rio Grande do Sul

Nesta segunda-feira (17) a Aliança Pelotas realizou a primeira edição do Talks Aliança, na Fenadoce 2019. O evento contou com uma roda de conversa entre o Secretário Governança e Gestão Estratégica, Claudio Gastal, e o Superintendente dos Portos, Fernando Estima, com mediação de Ezequiel Megiato, coordenador do Escritório de Desenvolvimento Regional da UCPel. O tema central da roda de conversa foi o desenvolvimento da região Sul, e a união entre os municípios.

O Secretário Claudio Gastal apontou o trabalho realizado em sua pasta para auxiliar no desenvolvimento da economia em todo o estado, além de discutir políticas, ações, projetos e iniciativas realizadas pelo atual governo para tornar próximas as estratégias de governo e regiões. “Busquei trazer um pouco para a Aliança Pelotas, setores empresarial e lideranças, do que estamos fazendo nas áreas logística e tributária”, afirma. Ele destacou ainda a relevância de ser a Fenadoce o palco deste debate: “É importante estar em uma feira como a Fenadoce que promove desenvolvimento e turismo. O governo tem que estar presente não só promovendo suas atividades, mas trazendo transparência a população”, encerrou.

Fernando Estima apontou que o grande desafio do estado é melhorar a logística, para tornar o Rio Grande do Sul mais competitivo: “Temos uma qualidade de produção agrícola e industrialização muito positiva, mas temos que rever questões como o pedágio, custos portuários e tributários, para incrementar o que já temos de bom”, disse. Estima relembrou com gratidão sua relação de 12 anos com a Fenadoce: “A Fenadoce foi minha primeira escola extra empresa e família. Me sinto a vontade em poder dividir com a comunidade a importância da participação ativa. Presidi a feira por dois anos e aqui aprendi a trabalhar de forma gratuita e prazerosa”, concluiu.

Já o mediador do Talks, Ezequiel Megiato, atuou apresentando dados específicos da região Sul obtidos através do EDR. “A UCPel sempre atende a pedidos como esse, no sentido de tentar impulsionar positivamente, de maneira atuante, ajudando a fazer a leitura da região”, disse Megiato, que apontou ainda a gratidão pelo convite para mediar a conversa.

“A região sempre ficou distante dos grandes centros, mas, o momento que vivemos, é importante para que cidades e entidades estejam unidas. As regiões que estiverem unidas e mostrarem que sabem cuidar do seu desenvolvimento terão mais sucesso e aproveitarão melhor as oportunidades”, afirmou o Coordenador da Aliança Pelotas, Ricardo Targa Pereira. Para ele, o encontro foi um momento importante para estar mais perto do governo estadual, e buscar formas de potencializar o desenvolvimento da região Sul.

Durante a abertura do Talks Aliança, o Coordenador da Aliança Rio Grande, Carlos Bacchieri demonstrou satisfação por fazer parte da iniciativa, e ressaltou a importância da união entre as cidades: “Percebemos a diferença e o peso de quando as demandas são levas em conjunto pela região, ao invés de um único município”, disse. Além dele, o Presidente da Câmara de Vereadores de Pelotas, Fabrício Tavares, destacou a relevância da duplicação da BR 116, e a atenção para a região Sul: “Devemos fazer o tema de casa, assim como os empresários, entidades, e alianças tem feito em Pelotas”.

No encerramento da Roda de Conversa, a Prefeita de Pelotas, Paula Mascarenhas, deu as boas-vindas aos convidados, e falou sobre a notoriedade do evento para a cidade de Pelotas e região. Por fim, as soberanas da Fenadoce realizaram a entrega de doces para os palestrantes da tarde.

O encontro realizado no auditório I da Fenadoce reuniu empresários e representantes das nove entidades participantes da Aliança Pelotas: ACP, ARP, CDL, CIPEL, SECOVI, SINDILOJAS, SINDUSCON, SHBRS e REDE. Tendo como tema principal o desenvolvimento da Região Sul, o talks contou ainda com a presença de representantes de municípios vizinhos.

Sebrae/RS e Prefeitura de Pelotas entregam Selo “Escola Empreendedora”

A Prefeitura de Pelotas e o Sebrae/RS realizaram a entrega do Selo “Escola Empreendedora” para as escolas do município que aplicaram o Programa Jovens Empreendedores Primeiros Passos – JEPP, uma parceria entre a entidade e o executivo municipal. O certificado foi entregue na Fenadoce 2019, na noite desta segunda-feira (17), como forma de homenagear as instituições pelo trabalho realizado.

2º Ciclo de Negócios reuniu cerca de 2 mil participantes

A 2ª edição do Ciclo de Negócios da Fenadoce, realizado entre os dias 10 e 14 de junho, reuniu cerca de 2 mil participantes ao longo das atividades. Além de palestras e rodas de conversa, o ciclo contou com uma Rodada de Negócios da qual participaram 80 empresas de diversos segmentos, e mais de 20 negociações foram firmadas no período do evento. Segundo Letiane Azambuja, responsável pelo Ciclo de Negócios, o evento está confirmado para a Fenadoce de 2020, já que a edição deste ano foi além do esperado: “Superou nossas expectativas. Foi um evento ainda mais qualificado, e a tendência é seguir assim, tornando a Fenadoce também uma feira de negócios”, encerra.

Wombo Combo premia vencedores

O espaço Wombo Combo da Fenadoce 2019, reuniu os amantes da cultura pop no tilmo final de semana, lotaram o auditório I do Centro de Eventos. Competição de cosplay, kpop, quizz e video-games foram algumas das atrações que movimentaram os dois dias do evento, além de uma palestra com representantes da Izzi Play, de Pelotas/RS.

O Espaço Wombo Combo contou com programação organizada pela AnimeBomb e segundo Júlio Centeno, um dos responsáveis pelas atividades, o espaço é fundamental, visto que esse é um público que vem crescendo cada vez mais na cidade de Pelotas. Para conhecer o resultado das competições, basta acessar: http://bit.ly/31FujRt.

Resultado da 2ª Rústica da Fenadoce

O Sesc Pelotas, em parceria com a Secretaria Municipal de Educação e Desporto, e a Fenadoce, promoveu 2ª Rústica da Fenadoce, que teve como ponto de partida e de chegada o Centro de Eventos. A atividade foi a terceira etapa do Circuito Corridas de Pelotas, que começou em fevereiro com a Meia Maratona, seguida pelo Cross Country Barro Duro em março.

Na corrida deste domingo (16) um total de 225 atletas participaram, sendo 153 homens e 72 mulheres, divididos de acordo com a idade, sendo 11 categorias masculinas e 9 femininas. Para conhecer o resultado parcial, acesse: http://bit.ly/31DB0DQ.

Enviar comentário

Envie um comentário!
Digite o seu nome