Escolas de samba fecham Carnaval de Pelotas com chave de ouro

No domingo (27), as escolas de samba mirins e as do grupo especial desfilaram na Passarela do Samba e deram um verdadeiro show. (Foto: Eduardo Echenique/JTR)

Por Eduardo Echenique

Se a última impressão é a que fica, a do Carnaval de Passarela de Pelotas foi a melhor possível. No domingo (27), as escolas de samba mirins e as do grupo especial desfilaram na Passarela do Samba e deram um verdadeiro show.

O começo dos desfiles foi a volta da banda Família, que, em um desfile de apresentação, homenageou o radialista Marcos Fonseca, o “Senhor do Carnaval”, que tem programa sobre o reinado de Momo há mais de 50 anos.

Concurso

O começo do concurso das escolas de samba mirins se deu com a Mocidade do Simões, que contou a história de uma “Doce Folia”. Após isso, a Águia de Ouro tratou sobre os mistérios e as superstições sobre o número 7.

A Águia de Ouro tratou sobre os mistérios e as superstições sobre o número 7. (Foto: Eduardo Echenique/JTR)

Na sequência, a Super Pateta, lembrando o aniversário de um ano da grande enchente de 2024 no Rio Grande do Sul, falou sobre a resiliência do povo gaúcho, personificando sob o cavalo caramelo, que ficou famoso após resistir em cima de um telhado de uma casa submersa em Canoas. No desfile, a escola fez menção ao trabalho dos jornalistas Sérgio Corrêa e Sidney Kwecho, da Rádio Tupanci, que fizeram detalhado acompanhamento jornalístico sobre o caso naquela ocasião. Corrêa, que também é colunista do JTR, falou sobre a homenagem logo após o desfile.

“O maior título que poderíamos ganhar foi a resiliência, o trabalho que podemos alcançar. Ter isso reconhecido na passarela é o nosso grande título. Valeu a pena nós estarmos aqui, nessa homenagem ao cavalo caramelo, e nós, fazendo parte disso”, ressaltou.

No desfile, a escola fez menção ao trabalho dos jornalistas Sérgio Corrêa e Sidney Kwecho, da Rádio Tupanci, que fizeram detalhado acompanhamento jornalístico sobre o caso naquela ocasião. (Foto: Eduardo Echenique/JTR)

A Ramirinho, última escola do grupo a desfilar, falou sobre as sete maravilhas do mundo.

Grupo especial

No grupo especial, três escolas desfilaram em busca do título do Carnaval 2025 de Pelotas. A Unidos do Fragata fez um grande desfile, trazendo Oxum e o amor para a passarela.

A Unidos do Fragata fez um grande desfile, trazendo Oxum e o amor para a passarela. (Foto: Eduardo Echenique/JTR)

Na sequência, a escola de samba mais antiga do Estado, a Academia do Samba, também falou sobre Oxum, porém, destacando sobre as atribuições da orixá, sendo ela a Deusa da beleza e da riqueza.

A Academia do Samba também falou sobre Oxum, porém, destacando sobre as atribuições da orixá, sendo ela a Deusa da beleza e da riqueza. (Foto: Eduardo Echenique/JTR)

Por fim, a Império da Baixada, estreante da noite, desfilou sob o tema dos povos originários. A escola teve como estrela principal o interprete Igor Sorriso, que foi o responsável por entoar o samba do Salgueiro no carnaval deste ano no Rio de Janeiro.

Resultados

Os resultados do Carnaval 2025 serão conhecidos a partir das 20h desta terça-feira (29), nas categorias de Bloco Burlescos, Bandas Carnavalescas, Escolas de Samba Mirins e Escola de Samba do grupo especial.

Enviar comentário

Envie um comentário!
Digite o seu nome