Encontro de choro, espetáculo na icônica Charqueada São João, apresentações em palco nas areias da Praia do Laranjal e um concerto que exalta a força do povo gaúcho com participação de Loma Pereira, Daniel Torres e Shana Müller são alguns dos destaques deste final de semana do 13º Festival Internacional Sesc de Música. O evento cultural, que é um dos maiores festivais de música de concerto da América Latina, iniciou na segunda-feira, dia 20, e segue até 31 de janeiro com dezenas de apresentações artísticas gratuitas, além de cursos de especialização musical que reúnem centenas de jovens talentos vindos de várias partes do Brasil e de países vizinhos.
“Temos vivido dias intensos, onde Pelotas respira música por todos os lados, com apresentações em parques, igrejas, casas de saúde, no Theatro Guarany e em diversos outros espaços. É uma alegria perceber como a comunidade segue abraçando esse projeto”, exalta a gerente de Cultura do Sesc/RS, Luciana Stello.
Na agenda desta quinta-feira, 23 de janeiro, às 20h, está um espetáculo inédito na Charqueada São João, casa construída em 1810 e reconhecida como Patrimônio Nacional pelo IPHAN por preservar parte da história da região e do estado, durante o “Ciclo do Charque”. Usada como cenário em obras audiovisuais como “A Casa das Sete Mulheres” e “O Tempo e o Vento”, esse espaço icônico recebe “Ecos da Charqueada – Em Raízes e Ritmos”, espetáculo que busca resgatar a herança afro-latina de Pelotas. Com direção artística e musical de Alexandre Mattos, ele reunirá os grupos La Ventolera, Preto de Sapato, Kako Xavier e a Tamborada, além da performance da Cia de Dança Daniel Amaro. É necessário reservar ingressos antecipadamente no site www.sesc-rs.com.br/festival e haverá transmissão ao vivo da atração pelo canal do YouTube do Sesc/RS.
No mesmo dia, outro momento especial acontecerá no Teatro Sicredi, às 19h. É um concerto que celebra os dez anos da orquestra estudantil do Areal, completos no fim do ano passado. Há uma década, o projeto social oferece a alunos da rede pública de ensino a oportunidade de vivenciar uma experiência com a música de concerto de alta qualidade. Na oportunidade, os participantes dela e da Orquestra Municipal apresentarão os talentos desenvolvidos nas aulas. A atração está com ingressos esgotados.
Já na sexta-feira, dia 24, e no sábado, dia 25, será montado um palco para apresentações nas areias da Praia do Laranjal. No espaço, o destaque é “Sul em Concerto” no sábado, às 20h, que também terá transmissão online. É um tributo à resiliência e ao espírito de união do povo do Rio Grande do Sul após o triste episódio vivido pelo Estado em 2024 em função das enchentes, trazendo um repertório de grandes canções da música gaúcha e de suas influências latinas, como “Céu, Sol, Sul, Terra e Cor”, “Merceditas” e “Castelhana”. O show conta com a participação especial de Loma Pereira, Daniel Torres e Shana Müller. O evento ao ar livre é aberto ao público, sem necessidade de reserva de lugar.
O sábado também será oportunidade de celebrar o choro, um patrimônio cultural de Pelotas. Às 11h, no Mercado Público, a classe de choro do Festival une-se ao tradicional Clube de Choro de Pelotas para uma apresentação aberta a toda a comunidade. O encontro promete alegria, animação e muita boa música. A programação completa dos próximos dias pode ser conferida a seguir e no site www.sesc-rs.com.br/festival.