Pedro Osório promove ação para mulheres que são pacientes oncológicas

Oficina de automaquiagem, promovida pela Secretaria de Saúde e o Centro de Referência em Assistência Social (Cras), em parceria com o Instituto Buquê do Amor (IBA) de Pelotas, ocorreu na tarde de segunda-feira (29), para mulheres pacientes oncológicas do município. (Foto: Divulgação/ Prefeitura de Pedro Osório)

A Secretaria de Saúde e o Centro de Referência em Assistência Social (Cras) de Pedro Osório, em parceria com o Instituto Buquê de Amor (IBA) de Pelotas, promoveram uma oficina de automaquiagem, na tarde de segunda-feira (29), para mulheres pacientes oncológicas do município. A ação buscou estimular e promover a autocuidado das pacientes em tratamento contra o câncer. O secretário de Saúde Kiko Lucas e a diretora do Cras, Mara Castro, participaram do evento.

O governo municipal afirma que o trabalho do IBA começou com um simples gesto de solidariedade. Em 2013, a auxiliar de enfermagem e agente de saúde Janice Santos sentiu que precisava ajudar outras pessoas. Ela, então, viu em um programa de televisão a ideia feita em outra cidade que trouxe a inspiração para que começasse a levar, como forma de carinho, flores e lenços às pacientes em tratamento oncológico.

Durante as visitas, muitas conversas eram sobre o tempo. Janice observou a demora no diagnóstico do câncer de mama e, a partir daí, que um movimento ainda maior começou a acontecer. Em março de 2017, nasceu o Projeto “Flores de Esperança” que teve o objetivo de facilitar o acesso à mamografia para mulheres de baixa renda, além de todo trabalho que vem sendo feito.

O IBA, que completa 11 anos em maio, é mantido através de doação de tampinhas de garrafa PET e revertido em pagamento de consultas e exames. Na oportunidade, a diretora do Cras realizou uma doação de centenas de tampinhas para auxiliar o instituto.

 

Enviar comentário

Envie um comentário!
Digite o seu nome