
Diferentemente do que acontecia antigamente, quando para saber quem era o melhor da rua ou da escola em jogos de videogame os jogadores precisavam estarem lado a lado, a internet permitiu que estes confrontos deixassem ser locais, envolvendo pessoas de todo o mundo. E um pedro-osoriense vem se destacando neste cenário de E-sport, termo do inglês “eletronic sports”, esportes eletrônicos, por meio do simulador de futebol EA Sports FC, antigo FIFA.
O técnico em Segurança do Trabalho, Dener Soares, tem no futebol virtual o seu hobby, mas mesmo jogando apenas nas horas vagas, está conquistando posições no ranking mundial de atacantes do jogo.
O EA Sports FC 24 registra 14,5 milhões de jogadores ativos e entre gols e passes decisivos, Soares alcançou a posição de número 53° no ranking mundial entre atacantes, pontas e segundos atacantes, sendo o 6° melhor brasileiro.

Ele afirma que gosta de jogar o modo mais próximo do futebol real, com 11 jogadores de cada lado se enfrentando, cada um em uma posição. Para conquistar a vitória, o entrosamento, jogo em equipe e posicionamento são primordiais para se ter um bom jogo. O pedro-osoriense tem sua própria equipe, mas vem recebendo vários convites para jogar em outras, tanto no Brasil como na América do Sul.
Apesar do sucesso e da satisfação em enfrentar jogadores do mundo todo, ele afirma sentir saudade dos confrontos presenciais e que gostaria de conseguir lançar um projeto que democratizasse o esporte virtual.

Ele lamenta que hoje esses jogos tornam-se restritos, já que os consoles de última geração são caros. Ele sugere que uma parceria poderia levar os jogos e o esporte digital aos bons alunos em comportamento e notas, que se destaquem na área da educação para que, em turno inverso à escola, sejam integrados ao mundo da tecnologia e competição, aprendendo lições como disciplina e esforço, além de competir de forma saudável.
Mercado em ascensão
Estima-se que cerca de 40% da população mundial jogue videogames, o que equivale a 3,1 bilhões de pessoas. Além disso, existem milhões de jogadores ativos em jogos on-line populares como PlayerUnknown’s Battlegrounds, Minecraft, Apex Legends, Fortnite e Dota 2.
Tamanho potencial despertou o interesse de equipes reais. O Sport Club Internacional, mantém a sua equipe de E-sports desde 2021, atuando principalmente no jogo eFootball, antigo Pro Evolution Soccer (PES) da Konami. Já o Grêmio fundou a sua equipe no último semestre de 2023. A seleção Brasileira da modalidade fez com que o Brasil fosse campeão Pan-Americano de eFootball feminino e vice no masculino, em campeonato realizado presencialmente no Chile. Em 2023, foi bicampeão da FIFAe Nations Cup, realizada na Arábia Saudita.