O empreendedorismo e a paixão pelo campo fazem parte da vida do engenheiro agrônomo Paulo Roberto Lemos Centeno, proprietário e diretor da Fazenda Estanzuela, em Pedras Altas. Mesmo depois de viver experiências profissionais em diversas áreas e em grandes centros do país, Centeno manteve suas raízes e, retornou ao município, lugar onde costumava passar férias escolares na infância com a família.
Ele conta que depois de quase 20 anos fora da região Sul, o retorno ocorreu devido a um projeto e o desejo de investir na região. “Retornei para um novo empreendimento e com o objetivo de harmonizar o melhor da vida: minha família, a vida no campo e a minha profissão como gestor de empresas”, disse.
Em 2016, Centeno adquiriu 45 hectares de terras em Pedras Altas para implantar o projeto de olivicultura, visando à produção de azeite extra virgem de alta qualidade. O empreendedor explica que o projeto nasceu após a realização de alguns estudos, que tinham por objetivo investir em algo inspirador, relevante e lucrativo. “A decisão pelo cultivo de oliveiras foi baseada em fatores relevantes, entre eles, a localização geográfica, o clima, o mercado atrativo e a rentabilidade do negócio”, destacou.
Além de todos esses fatores positivos, Centeno ressalta que uma conversa com o empresário, Luiz Eduardo Batalha, um dos pioneiros no ramo, foi fundamental e motivo de inspiração para dar início à atividade. “Batalha é um homem de sucesso, experiente na olivicultura do Brasil, a quem devo muita admiração e respeito”, aponta.
Centeno conta que o plantio do pomar teve início em outubro de 2017. Cerca de sete mil oliveiras das variedades Arbequina, Koroneiki, Picual, Coratina e Frantoio foram plantadas em 25 hectares. “É um período de muito aprendizado que vai desde a escolha das mudas, local de plantio, preparo do solo, adubação, poda e tratos culturais”, lembra.
O investimento é de longo prazo, considerando que as oliveiras começam a produzir a partir do terceiro ano e com pouca quantidade. O início da produção tem em média 1 quilo por árvore, número que vai aumentando conforme a maturidade, podendo ultrapassar 25 quilos por árvore, em média. O pico ocorre a partir do oitavo ano.
Sobre a produção do azeite, Centeno explica que o rendimento é de acordo com a variedade do fruto, mas fica em torno de 10%, ou seja, para cada 10 quilos de fruto se produz 1 litro de azeite.
A colheita simbólica aconteceu em 12 de fevereiro de 2021. “Foi um dia histórico para a Estanzuela e para a cidade de Pedras Altas, a nossa terra produziu os primeiros litros de azeite extra virgem com um blend de 10% Arbequina, 40% Picual e 50% Koroneiki”, conta.
Em março deste ano foi realizada a primeira safra comercial, com uma produção em torno de 6,5 toneladas de azeitonas frescas. “A colheita foi realizada de forma manual, preservando a qualidade do fruto. Toda produção foi transformada em azeite e obtivemos um rendimento de 10%. Engarrafamos cerca de 2,5 mil garrafas de 250 ml de azeite. Um blend diferenciado que está sendo reconhecido pelas características extra virgem de alta qualidade”, ressaltou.
A comercialização do azeite está sendo realizada de forma direta com o proprietário e já alcançou diversos estados brasileiros. “Ainda não temos pontos de venda específicos. Por enquanto, trabalhamos com quantidade limitada. Temos pessoas adquirindo em vários estados do Brasil e este é o primeiro ano que está sendo comercializado”, salientou.
Mesmo após o período à frente do empreendimento, Centeno destaca que ainda está em processo de aprendizado. “Estamos experimentando a melhor forma de realizar a colheita, adaptando as condições corretas de manejo e transporte. Estamos focados em dar consistência ao que temos, mas entendemos que podemos avançar na exploração dos subprodutos da oliveira, a exploração do turismo, o consórcio com ovinocultura e seus produtos com alto valor agregado. A Estanzuela é uma empresa com terra fértil, está sendo preparada para gerar valor para a sociedade e para quem se relaciona com ela”, concluiu.
O Centeno Merece Muito Mais, pois é um Profissional Excelente em todas as areas que esteve trabalhando! Não seria diferente nesta proposta e investimento diferenciado!
Meus Parabéns Primo! Sucesso Sempre!