Após o período de um mês, a Secretaria de Saúde de Morro Redondo retomou os atendimentos do serviço de fonoaudióloga pelo Sistema Único de Saúde (SUS) nesta quinta-feira (3), através de convênio firmado entre a Prefeitura com o Hospital Dr Ernesto Mauricio Arndt.
A ação é realizada por intermédio do Hospital, que possui contrato com a profissional Katleen Souza. Ela passa a atuar no prédio da Clinica localizado na avenida Jacarandá, nº 321, próximo à Petromuller.
Os atendimentos serão realizados nas quartas-feiras, das 8h as 17h30, e nas quintas-feiras, das 8h as 12h. Serão 30 atendimentos por semana, totalizando 120 atendimentos mensais, com 30 minutos semanais para cada paciente, inclusive desde os primeiros meses de vida. Também serão realizados testes da orelhinha de bebês de 0 aos 6 meses.
A fonoaudióloga destaca que inicialmente vai ser feito a anamnese de todos os pacientes que estão aguardando atendimento no município. Sobre os atendimentos, serão realizados visando auxiliar o paciente na resolução que envolve aspectos da parte de comunicação e linguagem, audição, deglutição e motricidade orofacial.
Para a secretária de Saúde, Silvia Augusta Wahast Islabão, os atendimentos em fonoaudiologia são de extrema relevância e necessidade para os pacientes que fazem o tratamento e necessitam da continuidade.
A vice-prefeita Angelica Boettge dos Santos (PSDB) destacou as dificuldades enfrentadas na área. “O mês de outubro foi bastante delicado, pois recebemos a informação de que a profissional fonoaudióloga, estava se despedindo do município. Mas após vários contatos e muitos nos ajudando na busca destes profissionais, inclusive o grupo do TEAColhe programa do governo do Estado. E é com grande satisfação que hoje retomamos este atendimento no município. Obrigada pela compreensão de todos e que tenha um excelente trabalho”, declarou.Também acompanhou a retomada, a secretária do gabinete da vice-prefeita, Eduarda dos Santos.
Na clinica também serão prestados atendimento em outras especialidades, por intermédio de convênio entre a Prefeitura e Hospital. A psicóloga Martha Santos atenderá nas terças-feiras, das 8h as 17h30, e a terapeuta ocupacional Naiara Terres da Silva nas quartas, das 8h30 as 17h30. A psicóloga Sabrina Nizolli Bender passará a atender a partir desta sexta-feira (4) pelo SUS no Hospital, no período de licença da psicóloga Josiane Gonçalves, por intermédio do convênio entre a instituição de saúde e a Prefeitura.




