Morro Redondo: Programa de Saúde Odontológica do SENAR realizado na região do Açoita Cavalo

Moradores da zona rural tiveram atendimento odontológico gratuito. (Foto: Divulgação)

Foi estabelecida uma parceria entre o Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (SENAR) e o Sindicato Rural de Pelotas, tendo como finalidade a promoção da saúde bucal das pessoas do meio rural, através de atendimentos especializados, os quais foram ofertados com profissional especialista (odontólogo), com o apoio, organização e agendamento da Secretaria Municipal de Saúde, Unidade Básica de Saúde Vitor Hugo Mancini, Agentes Comunitários de Saúde e a Escola Municipal José Pinto Martins (JPM) no Açoita Cavalo. Através da Unidade Móvel Odontológica que ficou instalada na Escola JPM de 3 a 7 de junho, onde adultos e crianças do meio rural tiveram a oportunidade de atendimentos como consultas preventivas, limpezas, remoção de tártaro e cáries, restaurações, aplicação de flúor e dentre outros procedimentos, mediante avaliação do profissional dentista.

Conforme o técnico em educação do SENAR Leandro Lampeno no momento do atendimento, as pessoas foram também orientadas sobre a importância das práticas de higiene bucal e, em casos mais complexos ou muito específicos, o dentista pôde fazer o encaminhamento para um especialista, ajudando o paciente a entender qual área da odontologia é mais recomendada em seu quadro. Além disso, através dessa iniciativa, visou atender à responsabilidade social, transformando a realidade das famílias do meio rural, melhorando a qualidade de vida das pessoas que encontram dificuldades de acesso ao atendimento e que necessitam de tratamento odontológico.

Nara Reis, enquanto diretora da JPM, já havia participado de reuniões e pedido que houvesse esse tipo de projeto na escola. E este ano conta com alegria que foram contemplados com esse programa.

“Agilizamos os comunicados e autorizações para os atendimentos e foi um sucesso, a comunidade escolar e as demais pessoas do Açoita Cavalo, Capela da Buena e arredores que conseguiram agendar horário foram atendidas. Ficamos com uma fila de espera, pois a comunidade achou o serviço muito bom, lamentaram que tenha sido em torno de só 60 atendimentos. Estamos aguardando nova oportunidade, que o programa retorne em breve”, afirma Nara.

Jacqueline Flores de Oliveira enfermeira da UBS Vitor Hugo Mancini destaca que as atividades promovidas pelo SENAR, foram de extrema importância para população rural do Açoita Cavalo e região, “pois sabemos que a prevenção desempenha um papel vital na saúde bucal, tanto na prevenção de doenças quanto na identificação precoce de problemas bucais”. Devido a ação ter sido realizada na escola, uma grande parcela da comunidade que não tem acesso ao transporte, teve a possibilidade de ter atendimento odontológico.

“O acesso à educação em saúde bucal é considerado um importante preditor para avaliação das condições e dos comportamentos em saúde bucal. E ações como estas, em regiões rurais, são de extrema importância para promoção da equidade em saúde e prevenção de doenças”, pontua a enfermeira.

A vereadora Vivian Rickes Rosa (PSDB) destaca como é importante planejar reuniões com parceiros como SENAR e o Sindicato Rural e depois colher frutos, quem ganha é as famílias da colônia, produtores rurais da cidade de Morro Redondo e deseja vida longa a projetos voltados a quem mais precisa, onde estará sempre junto.

A vice-prefeita Angelica Boettge dos Santos (PSDB) mais uma vez agradece todo o apoio e o olhar do SENAR ao município, “visto que nós do executivo havíamos sido demandados como a diretora Nara comentou, por isto parabenizo todos os envolvidos, pelo momento de ganho para a comunidade local”, celebrou.

Enviar comentário

Envie um comentário!
Digite o seu nome