A Dita Consultoria promoveu, na noite de terça-feira (1º), um evento gratuito com o tema “A Saúde Mental no Trabalho: Um Olhar para o Trabalhador!”, no Centro Cultural de Eventos Valdino Krause. A iniciativa visou promover a conscientização sobre a importância da saúde mental no ambiente de trabalho e ofereceu ferramentas práticas para o autocuidado e bem-estar dos trabalhadores e gestores. Foram abordados os principais estressores no local de trabalho, estratégias de enfrentamento e manejo do estresse, além de compartilhamento de técnicas de autocuidado e outras práticas que visam melhorar a qualidade de vida no trabalho.
Angela Vargas, em nome dos profissionais da Dita, relatou que “o encontro foi prioritário para fomentar o tema da saúde mental entre os trabalhadores, tema esse essencial para promover ambientes de trabalho mais saudáveis e humanos. Atividades como esta criam espaços de diálogo, onde as pessoas podem ter acesso ao conhecimento, orientações e motivação junto aos profissionais especializados. A presença e o interesse dos participantes reforçam a importância desse debate e a necessidade de continuarmos criando oportunidades de escuta e aprendizado. O engajamento da comunidade e o apoio que recebemos para a realização dessa ação foram fundamentais para seu sucesso. Juntos, podemos construir uma cultura de cuidado e prevenção.”, disse.
O psicólogo Guilherme Barreto destaca que o principal foco foi proporcionar que as pessoas percebam a importância de se sentir bem no trabalho. “Importante prestar atenção na qualidade dos nossos pensamentos, que não são verdades absolutas, que sempre podemos escolher pensar de uma forma mais agradável, principalmente de nós para nós mesmos”, citou.
A psicóloga Cristiane Beling salientou a importância de estarmos atentos às relações interpessoais que integram o ambiente de trabalho e como elas influenciam no bom relacionamento, que nos ajudará a ter equilíbrio, contribuindo para a saúde mental do trabalhador.
Aline Bohn, psicóloga, citou que para Viktor Frankl, existem três caminhos para dar sentido à vida: nos valores criativos que podem ser através de um trabalho; valores vivenciais, através de experiências vividas, o contato com a natureza e também os afetos; e nos valores de atitude, que são nossas atitudes mediante uma situação difícil e dolorosa, que não pode ser mudada. “Tua vida nunca mudará enquanto não mudares algo que fazes diariamente”, frisou.
Por fim, a psicóloga Cristiane Vargas explanou que o autoconhecimento nos leva ao nosso propósito de vida, ao que verdadeiramente estamos fazendo aqui neste mundo. “Ser feliz é um ato de coragem, conquista diária, é enfrentar as dificuldades da vida com o coração em Paz. Diga a você mesmo ‘Bom dia’. Abrace quem você ama. Sorria. A luz vem de dentro de você”, afirmou.
Os participantes atenderam ao convite e engajaram-se na arrecadação de alimentos não-perecíveis. A entrega das doações foi feita pela equipe Dita para encaminhamento às famílias em vulnerabilidade social do município.
A ação contou com os parceiros: Laboratório Labsul (Canguçu), Sicredi Interestados, Mercado Germany, Abastecedora Petro Muller, Hospital Dr. Ernesto Mauricio Arndt (Hoema), Conservas GB e Eunice Krause Decorações.
Para mais informações, acesse o Instragram @dita.educ ou @ditanasaude.
Confira demais registros: