Projeto Cuidando do Morro já atendeu 41 pacientes em Morro Redondo

Balanço sobre o projeto foi realizado na terça-feira (6). (Foto: Divulgação)

Na tarde de terça-feira (7), o projeto Cuidando do Morro, realizado por intermédio de parceria da Prefeitura com a Faculdade Anhanguera de Pelotas, através do curso de Psicologia, realizou atividade interna avaliando o projeto executado desde outubro no município. A oportunidade também serviu para a discussão de ações para 2023.

O Executivo municipal e a Secretaria de Saúde e Assistência Social receberam a instituição no Sítio Amoreza, localizado na colônia Afonso Pena, empreendimento do Roteiro Turístico Morro de Amores. Desde o início do projeto, já foram atendidos 41 pacientes, sendo por meio de atividades em grupo, individualmente, ou de encaminhamento para Centro de Assistência Psicossocial (CAPS) ou psiquiatria.

“Esta parceria com o curso de Psicologia da Anhanguera foi o suporte necessário e primordial para atender a enorme demanda que temos aguardando para consultar com psicólogo, com muitos moradores de nosso município precisando desabafar, cuidar da sua saúde mental. Agradeço à vice-prefeita, juntamente com a estudante de psicologia Ester Sias por terem proporcionado este projeto em Morro Redondo”, declarou a titular da Saúde e Assistência Social, Silvia Wahast Islabão.

Para a vice-prefeira Angelica Boettge dos Santos (PSDB) este projeto é mais uma confirmação que o trabalho integrado faz a diferença na vida das pessoas. “Podemos dizer que foram mais de 65 pacientes atendidos pela psicóloga atuante no município. Tendo em vista o momento que a Faculdade Anhanguera desenvolveu seu projeto no município, trabalhando com pacientes adultos, foi possível a Secretaria de Saúde e Assistência Social atender ainda mais crianças do município”, disse.

“Sendo assim venho parabenizar nossa moradora e hoje estudante de psicologia Ester Sias que sabendo da nossa demanda fez a intervenção junto a Faculdade, nossos funcionários pelo cuidado com os pacientes e organização do espaço, a Patroa do CTG Cancela Grande Ana Eliziane que durante este ano liberou o Galpão Cultural do CTG para os atendimentos em grupo. E o agradecimento especial vai para está instituição que tão bem acolheu e cuida deste município. Em nome da psicóloga Fabíola Pinheiro agradeço a todos os alunos que dedicaram seu tempo e aprendizado, vocês prestaram a mais linda forma de acolhimento e carinho aos munícipes, e à coordenadora Cíntia Yurgel, que nos mostrou que os mais belos projetos são aqueles que colocamos em prática, quanto respeito e reconhecimento por sua atitude. Já para a diretora da Faculdade, Betânia Damati, que foi sensível ao nosso pedido. O nosso muito obrigado e que seja possível dar continuidade neste excelente projeto em 2023”, afirmou, agradecendo também à Câmara de Vereadores que passa a ser o novo parceiro do projeto.

A coordenadora do projeto, Cynthia Luz Yurgel, destacou a importância afirmando que ela possibilitou a participação de alunos egressos, já psicólogos, e alunos em graduação, na Psicologia, sendo um projeto extra muros que leva a instituição a comunidades vizinhas e contribui para a formação dos alunos com atendimento psicológico na região.

A diretora da Faculdade, Betânia Damati, destacou a felicidade pelo sucesso do projeto, lembrando que a Prefeitura por meio da disponibilização de transporte, possibilitou a ida semanalmente dos alunos de e da professora até Morro Redondo.

“Nesse momento vimos a realização desse projeto com objetivos alcançados, com relatos de vários alunos, da transformação desses pacientes, dos envolvidos no projeto que disseram que é notória a modificação de comportamento das pessoas que estão sendo atendidas, o que é o nosso grande objetivo”, disse.

Ela destacou ainda que, para os alunos, a experiência foi enriquecedora, “pois estão em um período de aprendizagem enquanto acadêmicos, realmente entendendo o valor que tem a prestação de serviços à comunidade, colocando a mão na massa, como vai ser a vida profissional dele, desenvolvendo a empatia, o trabalho em equipe, como é trabalhar com poder público, a realidade dos atendimentos”, ressaltou.

Por fim, a diretora falou que em nome da Faculdade, “estamos muito satisfeitos com o projeto e a vivência que podemos proporcionar aos nossos alunos através do projeto com atendimento na clínica localizada em Pelotas, mas aqui estamos saindo para fora e para a rua, prestando um serviço de grande valia pra comunidade morro-redondense”.

Durante esta ação, atuaram a professora de Psicologia Duilia Carvalho, a coordenadora do projeto, Cynthia Luz Yurgel, a diretora da Faculdade, Betânia Damati, a coordenadora acadêmica da Faculdade Anhanguera Pelotas, Suely Bampi. Além disso, houve a participação de Fabíola Pinheiro, psicóloga formada na primeira turma de Psicologia da Faculdade, que aceitou o convite para supervisionar e organizar os alunos no campo de estágio.

Enviar comentário

Envie um comentário!
Digite o seu nome