Curso de Implantação de Pomar e Tratos Culturais Básico é realizado em Morro Redondo

O objetivo geral foi capacitar os participantes sobre a correta implantação de um pomar e seus tratos culturais. (Foto: Divulgação)

Nos dias 19, 20 e 21 de junho ocorreu o Curso de Implantação de Pomar e Tratos Culturais Básico, voltado para a Agricultura e Fruticultura com a instrutora Marisa Sandra Wienke Tavares. O curso foi realizado no Centro de Eventos Valdino Krause através do Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (SENAR), Sindicato Rural de Pelotas e Secretaria de Desenvolvimento Rural e Turismo de Morro Redondo

Conforme a instrutora, o objetivo geral foi capacitar os participantes sobre a correta implantação de um pomar e seus tratos culturais.

Na oportunidade, foram trabalhados aspectos como análise de solo, visual e foliar; adubação de correção, de produção e manutenção; tipos de adubos; épocas de aplicação; métodos de distribuição; produção de adubos orgânicos e biofertilizantes; tipos de solos; métodos conservacionistas; coberturas verdes; adubação verde; curva de nível; terraços; rotação de culturas; adubação de correção, de produção e manutenção.

O curso contou com 12 alunos. (Foto: Divulgação)No que tange à implantação do pomar, pontos relacionados à análise do solo, preparo do solo, correção da acidez e da fertilidade, além de construções de quebra-ventos foram abordados.

Sobre as mudas das frutíferas apresentado as variedades e cultivares, procedência das mudas: viveiros registrados e a legislação do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA).

Quanto ao plantio, qualidade das mudas (registro), época de plantio, tipos de mudas, preparo da muda, espaçamentos, cuidados pós-plantio: tutoramento, rega e cobertura morta, formação da planta: poda de formação.

Os participantes puderam explorar diversos aspectos do cultivo de pomares. (Foto: Divulgação)

Por fim, foram estudadas medidas preventivas de controle de insetos e doenças, produção de bioinseticidas e biofungicidas, produção orgânica e Produção Integrada de Frutas (PIF), controle de plantas indesejáveis, sistemas de irrigação, abertura de ramos, esladroamento, raleio de frutas, incisão anelar e proteção das frutas.

Os 12 participantes agradeceram a professora pelos ensinamentos e técnicas passadas durante esses dias, onde puderam em propriedades visitadas aprender na prática todos esses processos.

A vereadora Vivian Rickes Rosa (PSDB), agradeceu ao grupo, à professora e aos parceiros que possibilitam essa importante ajuda e capacitação para que os nossos agricultores possam implantar e inovar da melhor forma sempre seu plantio.

Nos dias 17, 18 e 19 de julho terá a continuação do cursos com as técnicas de Poda em Pomar.

Enviar comentário

Envie um comentário!
Digite o seu nome