Três jovens de Morro Redondo concluem Curso de Empreendedorismo para Juventude Rural

A edição deste ano do curso teve 19 jovens de diversos municípios da região. (Foto: Divulgação)

Terminou na quinta-feira (30) mais uma edição do Curso de Empreendedorismo e Desenvolvimento da Juventude Rural, que é promovido pela Emater/RS-Ascar, com apoio da Secretaria Desenvolvimento Rural e Sicredi. Essa foi a 5ª Edição do Curso Regional, que ocorre no Centro de Treinamento de Agricultores de Canguçu (CETAC) e tem a participação de jovens rurais da região.

Esse ano a turma encerrou com 19 jovens dos municípios de Amaral Ferrador, Arroio do Padre, Herval, Morro Redondo, Pedro Osório, Pelotas, Piratini, Rio Grande, Santana da Boa Vista, São José do Norte, Tavares e Turuçu. Do município de Morro Redondo concluíram o curso Brayan da Silva Gonçalves, Júlia Ferreira Paiva e Karina Neughar Bosenbecker.

A cerimônia de formatura contou com a presença dos familiares dos formandos e autoridades dos municípios e da Emater. Foi um momento de coroar todo o esforço que os jovens e a equipe de coordenação tiveram durante os oito meses do curso, desde abril. A cada mês, foram três dias de convívio e aprendizado, com aulas teóricas e saídas de campo com visitas a propriedades rurais, consolidando uma amizade entre os participantes que, invariavelmente se estende para além do curso.

De Morro Redondo estiveram presentes Gleice Nunes, Yasmin Nunes e Charlene Klitzke, mãe, irmã e namorada de Brayan; Patrícia Paiva, mãe de Júlia; e Delmar Bosenbecker, Ilgart Bosenbecker, Maicon Bosenbecker e Ilga Neugarh, pai, mãe, irmão e avó de Karina. Também acompanharam o evento o secretário de Desenvolvimento Rural e Turismo, Antônio Martins e o prefeito Rui Brizolara (União).

Em sua manifestação, o prefeito cumprimentou os jovens formandos e disse que é uma iniciativa importante para despertar e capacitar o jovem para permanecer no meio rural. “Peço que vocês se dediquem cada vez mais para produzir e melhorar no meio rural, se desenvolvendo e ajudando o município a crescer”, falou.

A presidente da Emater-RS/Ascar, Mara Helena Saalfeld, saudou os presentes e disse estar emocionada por participar dessa etapa, já que nas edições anteriores, sendo oriunda do Regional da Emater de Pelotas, havia participado inclusive como instrutora. “Para mim é uma grata satisfação poder estar aqui, pois sempre fui defensora do trabalho com a juventude rural e esse curso une a extensão rural com esses jovens, possibilitando que eles possam se manter nas suas propriedades e colher os frutos que elas podem produzir”, disse.

Após a manifestação das oradoras da turma e de um casal de pais de um aluno, os certificados foram entregues para cada jovem pela presidente Mara e um quadro de formatura pelo coordenador municipal do curso.

Também participaram o representante Regional do Sicredi, Nilson Löeck, secretários municipais e o gerente Regional da Emater-RS/Ascar de Pelotas, Ronaldo Maciel.

Confira mais fotos da formatura

Enviar comentário

Envie um comentário!
Digite o seu nome