Reunião discute problemas na distribuição de energia elétrica em Morro Redondo com representantes da CEEE Grupo Equatorial

Reunião teve a participação de representantes da CEEE Equatorial. (Foto: Diones Forlan/JTR)

Na segunda-feira (3), uma reunião no Centro Cultural de Eventos Valdino Krause com representantes da Gerência Regional da CEEE Grupo Equatorial debateu com moradores problemas enfrentados na distribuição de energia elétrica.

A reunião, que se estendeu por três horas, foi realizada por intermédio da bancada do PSDB de Morro Redondo, composta pela vice-prefeita Angelica Boettege dos Santos, vereadoras Letícia Santos e Vivian Rickes Rosa. Pela empresa participaram Silvana Soares consultora do poder público, Rogimar Rego, do executivo de obras, e Leandro Moutinho do executivo de manutenção.

Representando a CEEE Equatorial da região Sul Silvana, falou dos relatos recebidos de frequentes faltas, oscilação e quedas de tensão no dia a dia e disse serem importantes. “No mínimo, queremos posteriormente trazer alguma resposta e ir em busca de soluções para os problemas relatados de cada um. O foco pra Equatorial é no cliente, colocar obras em dia. O tele atendimento foi ampliado com mais atendimentos, que pulou de 80 para 200 e culminando por menos demora na linha. Temos um local de atendimento em cada um dos 72 municípios. Aqui no município é na Criativa, de segunda a sexta-feira das 13h as 17h. No futuro, teremos um site mais moderno”, explicou.

Rego comentou que desde que a Equatorial Energia assumiu à distribuição de energia da CEEE foi implantado um sistema de manutenção, modelo que monitora postes podres, locais que possuem vegetação na rede e onde mais falta energia, para que norteiem o trabalho de prioridade.

Segundo ele, o volume de investimento em melhorias na rede da Equatorial é quatro vezes mais do que era investido antes da privatização. Ele cita que no ano passado, o montante chegou a R$74 milhões e que em 2023 será mais de R$ 84 milhões. “Herdamos uma rede muito degradada, não vai ser de noite para o dia para reverter os inúmeros problemas que são muitos a fazer, vai ter parte da comunidade que já verá as melhorias e outras não de forma imediata. Este momento aqui é importante para nós vermos as demandas pontuais da comunidade e para buscarmos formas de melhorar. Temos 500 obras na nossa região aguardando para serem realizadas para resolver problemas de tensão”, apontou.

Moutinho explicou que o projeto do São Pedro, que abrange também os Quilombolas, Santa Bernardina e Campestre está em fase final para ser ligado pela Subestação de Morro Redondo. Quanto à região da Capela da Buena, disse que existem moradores ligados por Morro Redondo, mas outros não, pois trata-se de uma região extensa que interliga os consumidores de Pelotas, Capão do Leão, Cerrito e vai até Pedro Osório. “Para isso, já estamos avaliando por monitoramento, por intermédio da colocação de mais um regulador de tensão, que nos apontará de que forma ficaria mais balanceada estas redes pra não sobrecarregarem os municípios citados”.

Ele destacou que mensalmente são disponibilizados laudos que apontam os números de interrupções na região, de clientes afetados e indicadores de tensão. “ O que nos auxilia, visto que temos a questão de poda vegetal que é a maior causadora de problemas na luz. Nós estamos realizando uma poda expressiva na região, tanto de faixa e de redes no meio de matos, ou seja, no que tange 5 metros de largura de cada lado da rede. No caso de podas de vegetal, geralmente programamos para realizar o serviço com 30 dias de antecedência”, esclareceu.

Ele disse que pediu os contatos das Unidades Consumidoras e da numeração de postes dos clientes do município próximos aos locais que sofrem problemas para que, nos próximos dias, possa analisar cada caso individualmente e dar uma resposta em busca de soluções que possam amenizar os problemas enfrentados. Ele detalhou que após a avaliação terá projetos mais rápidos para executar e que outros podem ser mais demorados. O levantamento dos dados dos consumidores serão repassados pela vice-prefeita e as vereadoras para CEEE Equatorial.

Foram relatados problemas pelos presentes relacionados a região do São Pedro, Rincão da Caneleira, Capela da Buena, Reserva e Passo das Pedras. Ainda foi apontada a necessidade do deslocamento de uma parte da rede na avenida Principal que está dentro de terrenos, requisitando que sejam colocados próximos à via.

A vice-prefeita Angelica Boettege dos Santos (PSDB) afirmou que a reunião foi um pedido da comunidade junto a CEEE Grupo Equatorial. “Foram várias reuniões que fomos em Pelotas e em Porto Alegre para entender desde a troca de sistema, preocupação com as pequenas propriedades rurais do município, produtores de leite que pensam em parar sua produção devido a problemas de luz. Por isso, foi importante a presença de cada um para relatar o seu problema enfrentado para que possam ter uma resposta”.

A vereadora Vivian destacou a importância da reunião e da presença dos moradores e disse estar preocupada pela angústia dos produtores em perderem o que produzem devido às faltas de luz e quedas de energia. Ela lembrou que foi criado um grupo de WhatsApp com os moradores afetados. “É uma oportunidade para além das autoridades do município, mas também da CEEE Equatorial poder ouvir as demandas. Estamos vendo muitas melhorias como trocas de postes e podas mas ainda tem problemas de comunicação nas informações de faltas de luz para que cheguem até as equipes de plantão mais rapidamente”, cobrou.

Letícia citou o grupo de WhatsApp tem mais de 100 participantes, mas aqui presentes nem todos puderam e lembrou que uma das primeiras reuniões que participou ainda no início do mandato foi com a empresa, antes da privatização. “Hoje vimos muitas melhorias que não eram vistas na rede de Morro Redondo. A privatização vai ser boa pois era muito difícil o estado investir em algo que estava quebrado, precisava de iniciativa privada para fazer estas melhorias. Estamos à disposição para ajudar sempre. É uma pauta que levantamos pelo PSDB mas que bom ver o Executivo e vários vereadores juntos nesta causa que dá mais força para ajudar a resolver os problemas”.

O presidente da Câmara de Vereadores, Maico Vega (União) agradeceu a presença de todos, da comunidade, da CEEE Equatorial e das autoridades. “Isto mostra a importância  darmos a oportunidade da comunidade relatar os seus problemas”, disse.

O prefeito Rui Brizolara (União) destacou que o momento foi dedicado para a comunidade expor as angústias e apontou que o projeto São Pedro nem estava no planejamento da CEEE Equatorial para 2023. “Ainda no fim do ano passado, após mandarmos várias mensagens de reclamações de vários consumidores desta localidade para a gerência de Porto Alegre, foi possível ainda em 2022 eles darem início a esta obra, que em breve estará concluída”, comemorou. Ele ainda lembrou que outra região com problemas graves é a Capela da Buena. “Muitos problemas que vimos são pontuais, localizados em cada região, o que seria fundamental por parte da CEEE Equatorial dar uma atenção neste ponto”, apontou.

O vereador Thiarles Schneider (PT) parabenizou a vice-prefeita e as vereadoras do PSDB pelo agendamento da reunião e pontuou que, devido a não realização de investimentos em melhorias no passado as demandas, agora, são maiores. “Participo de reuniões em forma de audiência pública organizadas pelo deputado estadual Zé Nunes (PT) e aproveito para falar de Morro Redondo dos seus problemas de luz. Espero que possa ser produtivo o balanço desta reunião e que a CEEE Equatorial possa dar um retorno”.

A vereadora Maria Augustina Ludtke (Tininha) (Mais Brasil) pediu mais atenção aos problemas da região da Colônia. “Quando um vizinho liga um aparelho o do outro vizinho acaba se desligando ou nem dando para ligar. A gente está vendo várias trocas de postes e podas mas precisa-se de algo mais, não pode as pessoas ficarem alguns dias sem luz até que possa retornar, como no caso dos produtores de leite que perdem o leite que foi produzido por falta de luz. Acredito que com esforço da CEEE Equatorial vai conseguir solucionar os nossos problemas”, reforçou.

Também esteve presente na reunião representante da assessoria do deputado estadual Zé Nunes (PT).

Confira mais fotos da reunião

Fotos: Diones Forlan/JTR

Enviar comentário

Envie um comentário!
Digite o seu nome