Nesta quinta-feira (2), no prédio do Centro Cultural de Eventos Valdino Krause, através de promoção conjunta da Emater/RS-Ascar, Embrapa, Sindicato das Indústrias de Doces e Conservas de Pelotas (SINDOCOPEL), Associação dos Produtores de Pêssego da Região de Pelotas (APPRP), Sindicato dos Trabalhadores de Agricultores Familiares de Pelotas e Região, Prefeituras de Morro Redondo, Pelotas e Canguçu foi realizada a reunião de atualização técnica para os produtores de pêssego de Morro Redondo e região.
Evair Ehlert, coordenador regional de produção vegetal da Emater Regional, coordenou os temas abordados pelos pesquisadores da Embrapa; Gilberto Nava falou sobre correção de solo, fertilidade e adubação de pomares de pessegueiro; Bernardo Ueno, fitopatologista, tratou a respeito do manejo do pessegueiro e possíveis doenças; Dori Edson Nava, entomologista, relatou sobre manejo das pragas do pessegueiro com foco no controle da mosca das frutas. Por fim, Maria do Carmo Raseira apresentou as cultivares de pessegueiro indicadas.
O secretário de desenvolvimento rural e turismo, Antonio Martins, destacou que estes encontros são importantes para orientar os produtores sobre o uso das tecnologias e o manejo das atividades para melhor produtividade. “Este evento regional é de grande valia, pois várias perguntas e dúvidas dos produtores foram esclarecidas e que enriqueceram beneficiando nosso município com os conhecimentos trazidos pelos técnicos”, citou.
A vice-prefeita, Angelica Boettge dos Santos (PSDB), reforçou que o executivo é parceiro do setor, que é muito importante para o município, destacou a preocupação sobre os custos de produção para os produtores e a importância da reunião, que fortalecerá o grupo de produtores de pêssego. Além disso, comentou sobre uma sequência de reuniões para debater esse segmento.
Estiveram prestigiando a reunião as vereadoras Letícia Santos (PSDB) e Vivian Rickes Rosa (PSDB).