A Associação Quilombola Vó Ernestina recebeu, no último domingo (3), promoveu um evento em alusão ao mês da Consciência Negra.
Inicialmente, a equipe de Arqueologia e Museologia da Universidade Federal de Pelotas (UFPel), por meio do professor Lucio Menezes, apresentou os dados relativos à pesquisa que está em andamento com a comunidade quilombola com o intuito de criar um memorial Vó Ernestina. O estudo teve início em agosto deste ano.
Na sequência, foi apresentado o projeto aprovado pelo programa Pró-Cultura, da Secretaria Municipal de Cultura de Pelotas, com financiamento do Edital da Lei Paulo Gustavo – Demais Áreas, do grupo Sovaco de Cobra Trio, através do projeto Salve Saravá. Formado pelo percussionista Jucá de León, o violonista Silvério Barcellos e o flautista Gil Soares, o grupo entoou músicas de compositores negros que se destacaram dentro do Brasil e fora do país, como Ismael Silva, Pixinguinha, Zé Kéti, Toinho, dentre outros.
A programação seguiu com a fala dos pesquisadores Carla Ávila, Thaís Carvalho e Caiuá Al Alan, que conversaram com o público sobre a grandeza da cultura negra e de suas influências na construção do nosso país, além da riqueza artística.
Segundo León, a escolha do local foi devido ao conteúdo do projeto, levando em conta o desenvolvimento do quilombo, que culmina com a ampliação da sede e a valorização do espaço por meio de atividades culturais e de fortalecimento. “Atingimos o objetivo de potencializar a cultura arte negra em todos os sentidos, desde músicas, posicionamentos sociais e políticos dos protagonistas negros”, destaca.
Além da apresentação em Morro Redondo, o projeto contou com apresentações em Pelotas, na Mãe Terrreira Gisa de Oxalá e no Clube Cultural Fica Aí, encerrando com apresentação na Universidade Católica de Pelotas (UCPel), no dia 20 de novembro, data em que se celebra a Consciência Negra.
A atividade que teve entrada gratuita contou com apresentações do Instituto de Capoeira Angola ICA, Maneirinhos do Rincão, Bloco Vó Ernestina e do DJ Henrique Vaz.
Estiveram presentes no evento o presidente da Associação Quilombola Vó Ernestina, Silvio Barboza, a vice-prefeita Angelica Boettge dos Santos (PSDB), a vereadora Vivian Rickes Rosa (PSDB), demais integrantes da diretoria do quilombo, dentre outras pessoas da comunidade.
Veja mais fotos:
Créditos: Divulgação