Na quinta-feira (16), o grupo de trabalho que criou o Projeto Água Legal esteve no gabinete do prefeito Rui Brizolara (DEM) apresentando o projeto, seu objetivo e as ações desenvolvidas em 2021, assim como o planejamento para 2022.
O projeto trata de uma demanda da vice-prefeita Angelica Boettge dos Santos (PSDB) referente a preocupação com a qualidade e preservação da água em Morro Redondo.
A partir daí, foi criado um grupo de trabalho envolvendo entidades como a Emater-RS/Ascar, o departamento de Meio Ambiente, a Vigilância Sanitária, Vigilância da Qualidade da Água para Consumo Humano (VIGIÁGUA), Secretaria Municipal de Desenvolvimento Rural e Turismo (SMDRTUR) e Defesa Civil. O objetivo foi promover ações de mapeamento e levantamento dos beneficiados pelo abastecimento tanto dos poços artesianos, quanto do caminhão tanque, além de capacitações, com o objetivo de levar conhecimento quanto a filtragem e preservação adequada dos recursos hídricos.
Também foram abordadas a regularização dos poços artesianos, análise da água dos poços e cacimbas e informativos a respeitos das alternativas viáveis às famílias que carecem deste esclarecimento.
Conforme o grupo, mais 100 famílias são atendidas com os poços artesianos e 45 com o abastecimento de água pelo caminhão tanque. No verão, devido à escassez de chuva, é comum haver um aumento considerável nesta última forma.