Nesta quarta-feira (1º), no Centro Cultural de Eventos Valdino Krause, ocorreu a solenidade de formatura do Programa Educacional de Resistência às Drogas e Violência (PROERD), em Morro Redondo. 64 alunos das turmas de 5º ano do ensino fundamental do Colégio Estadual Nosso Senhor do Bonfim e das Escolas Municipais Alberto Cunha, José Pinto Martins, Maria Luiza Oliveira e Barão do Rio Branco, receberam o certificado.
O Projeto foi retomado no Município este ano, através da parceria Secretaria Municipal de Educação, Cultura e Desporto e Brigada Militar. As atividades foram realizadas ao longo deste ano através do Tenente Marcos Zanetti, instrutor do programa do 4º Batalhão de Polícia Militar (4º BPM), para 6 turmas no sistema híbrido, devido a pandemia.
Foram desenvolvidos 10 encontros virtuais, abordou-se temas como drogas, álcool, bullying, violência, dentre outros, tendo por objetivo principal de atuar na prevenção do uso por parte de crianças e adolescentes. Conforme Zanetti, as tarefas buscaram desenvolver capacidades sociais e habilidades que possibilitem a compreensão dos perigos e de como se manterem afastadas das substâncias psicoativas e da violência, ajudando a desenvolver a autoestima do aluno, preparando-o a resistir às pressões diretas e indiretas que poderão lhe influenciar ao experimento das drogas, bem como, ajudá-las a tomar decisões corretas de forma a refletir nas consequências de suas escolhas para a vida deles.
O secretário Teko destacou a importância deste trabalho ter sido estendido para as escolas multiseriadas também. “Que as crianças sejam os multiplicadores das ações de combate as drogas, desejou que cuidem com o carinho todo o aprendizado e possam compartilhar com os mais novos, familiares e amigos, para termos uma sociedade mais justa e com harmonia”, frisou.
Segundo o tenente Carlos Muller , esse é um projeto institucional da brigada militar que visa em todos os municípios poder repassar orientações, levar valor moral essencial para que as crianças e adolescentes possam resistir a drogadição, uso de álcool e a violência, que todos possam usufruir dos ensinamentos. Agradecendo a parceria do município, ao Tenente Zanetti pelo envolvimento com o Proerd no município e região desde 2007.
Para o prefeito Rui Brizolara, esse programa é um sementinha plantada no coração de cada um para possam sempre lembrar dos ensinamentos, no caso das drogas é o grande mal do século e que leva pro caminho da violência e não afeta só o cidadão que usa droga mas a família e a sociedade como um todo. “Quando verem algum amigo indo pra esse caminho, que possam dizer olha esse não é o caminho do bem”, completou.
Participaram do ato solene também, a vice prefeita Angelica dos Santos PSDB, o presidente da câmara de vereadores vereador Neri Leal DEM, mascote do Proerd Deren, equipe diretiva e professores das escolas, além de alguns familiares. Para o próximo ano esse projeto terá continuidade no município.