Na última quinta-feira (18), por intermédio do Conselho Municipal de Desenvolvimento de Morro Redondo (COMUDE) foi realizado um debate sobre a reestruturação do Plano Estratégico de Desenvolvimento do Conselho Regional de Desenvolvimento Sul (Corede Sul) 2015/2030, no prédio da Câmara de Vereadores. A ocasião também marcou o início do processo de debate sobre o Plano Diretor Municipal.
Segundo os representantes do conselho, esta reunião acontece nos 22 municípios de abrangência da região, nas quais são apontados as necessidades de cada cidade, que são utilizadas para atualização do plano de desenvolvimento da região. Esta etapa de reestruturação do plano ocorre nos 28 Coredes do estado. As propostas aprovadas em cada conselho poderão ser incluídas nas agendas dos próximos governos estaduais.
“Foi de suma importância a participação das instituições da sociedade civil organizada e do poder público, que contribuem com informações para as tomadas de decisões estaduais para os próximos anos”, destacou Letícia Santos, presidente Comude de Morro Redondo.
Segundo ela, alguns projetos foram encaminhados para os planos estratégicos na área do desenvolvimento do turismo, agricultura familiar, irrigação, juventude rural e agroindústria de doces coloniais.
O vice-presidente do Corede Sul, Ronaldo Maciel, destacou a importância do encontro entre as lideranças para o estabelecimento de metas, análise do que já foi feito e apontamentos das ações já realizadas, com a inclusão de novos projetos.
A diretora do Corede Sul, Roselani Silva, destacou que as boas experiências de cada município podem servir para outros. “Por isso deve-se incluir os potenciais, desafios, as barreiras que enfrentamos para ser colocado em prática. As demandas vão mudando conforme o tempo, por isso torna-se um enorme desafio, pensando sempre em um novo olhar para o planejamento do município relacionado em conjunto com a região”, disse.
A consultora e economista da rede de cooperação da Universidade Católica de Pelotas (UCPel), Jaqueline Chagas, destacou a relevância do trabalho em rede da região e salientou que os indicadores de cada município podem contribuir para melhorias que podem ser usadas no Plano Diretor Municipal e no regional.
Também participaram do debate o prefeito Rui Brizolara (União), a vice-prefeita Angelica Boettge dos Santos (PSDB), a vereadora Vivian Rickes Rosa (PSDB), o secretário de Desenvolvimento rural e Turismo Tiago Oliveira, o diretor de Turismo Pedro Vieira, o vice-presidente da Associação de Empreendedores de Turismo (AETMORE), Raquel Muller, o chefe do escritório municipal Emater/RS-Ascar, Evaldo Voss, o presidente do Conselho Municipal de Desenvolvimento Rural, Flavio Almeida.