A formatura de 17 jovens que participaram da 3ª edição do curso de Empreendedorismo e Desenvolvimento para a Juventude Rural, realizado no Centro de Formação de Agricultores de Canguçu (CETAC), ocorreu na quarta-feira, dia 01 de junho. A solenidade contou com a presença de diversas autoridades, dentre elas o vice-prefeito de Canguçu, Cledemir Gonçalves, secretários municipais dos oito municípios envolvidos (Canguçu, Morro Redondo, Cerrito, Pedro Osório, Pelotas, Rio Grande, Turuçu e São Lourenço do Sul), o gerente regional da Emater/RS-Ascar, Ronaldo Maciel, a coordenadora estadual de Juventude Rural, Clarice Vaz Emmel Bock, o coordenador estadual dos Centros de Formação Francisco Mantezze, vereadores e familiares dos formandos.
Morro Redondo esteve representado pelo secretário municipal de Desenvolvimento Rural e Turismo, Antonio Martins, pela vereadora Letícia Santos (PSDB), que coordena o Programa Municipal de Juventude Rural, a extensionista social, Karin Peglow, que também integra a Coordenação da 3ª edição do curso, Aliomar e Maria Helena Duarte, pais da formanda Taís da Costa Duarte.
Foi um momento de reconhecimento ao trabalho desenvolvido pela Emater-RS/Ascar. As falas do vice-prefeito de Canguçu, manifestando uma série de ações desenvolvidas em conjunto com a Emater no município, bem como da representante das famílias dos formandos, a agricultora e quilombola Maria Helena Costa Duarte, destacaram isso. “Só tenho a agradecer à Emater, pois tudo que somos e temos hoje foi com o apoio da Emater e, agora, a oportunidade também para minha filha, através deste curso”, declarou Maria Helena.
A vereadora Letícia comentou que foi um dia especial para jovens da nossa região e esperançoso para quem acredita na juventude. “Tive a grata satisfação de participar da formatura. Sem dúvidas, um momento emocionante, especialmente para a Taís, uma morroredondense que com muita garra e dedicação concluiu esta importante etapa e que nos enche de orgulho. Meu agradecimento muito especial a Emater, através da chefe do Escritório Municipal, Karin Peglow, por toda dedicação e cuidado com a nossa formanda e sua família, uma família de guerreiros e que merecem o nosso reconhecimento”,concluiu.
A terceira edição do curso teve início em agosto de 2021, inicialmente de forma online devido às restrições impostas pela pandemia, com módulos mensais, sendo 4 módulos online e 5 presenciais, totalizando uma carga horária de 90 horas. Os conteúdos abordados partiram das áreas de interesse dos jovens, envolvendo abordagens nas áreas produtiva, econômica, social, ambiental e de desenvolvimento pessoal. Ao final, cada jovem apresentou um Projeto Produtivo, o qual terá o acompanhamento técnico de extensionistas das equipes municipais e o apoio da família para sua execução.
O curso de Empreendedorismo e Desenvolvimento para a Juventude Rural teve sua primeira edição em 2018, sendo uma iniciativa inédita da região de Pelotas da Emater-RS/Ascar. O curso visa contribuir na construção de possibilidades de permanência dos jovens no meio rural para serem protagonistas e empreendedores do processo de desenvolvimento social, econômico e ambiental, fortalecendo perspectivas de sucessão rural.