De 27 a 30 de junho, no Centro Cultural de Eventos Valdino Krause, foi realizado, pelo Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (SENAR), em parceria com o Sindicato Rural de Pelotas e a Secretaria Municipal de Desenvolvimento Rural e Turismo, o curso de artesanato com material reciclável. O curso foi ministrado pela instrutora Rosana Martins e contou com a presença de 11 participantes.
Conforme Rosana, durante a atividade, foram trabalhadas questões ligadas à reciclagem de materiais, reconhecimento dos materiais, ferramentas, preparação, seleção e descarte.
Quanto às técnicas utilizadas, tratou-se de recorte, montagem, papietagem, decoupage, texturização, acabamentos e decoração. Os materiais que foram usados incluíram pet, papelão, caixas de leite, latas, vidros e jornais e deram origem a peças como porta-joias, vasos, porta sacolas, porta chaves, vidros e garrafas decoradas.
Além disso, a professora repassou orientações sobre aspectos de comercialização, preservação do meio ambiente, além de questões envolvendo higiene e segurança no trabalho.
Para a vereadora Vivian Rickes Rosa (PSDB), foi impressionante ver o trabalho desenvolvido, que transformou lixo em luxo, por assim dizer. Ainda, destacou a importância dos parceiros, o profissionalismo da professora, o empenho de todos os participantes, que com todo amor fizeram seu melhor no processo de confecção das peças de artesanato.
“Devido a Morro Redondo trabalhar com o sistema de coleta seletiva, ser hoje o município referência para turistas, buscamos através do SENAR um aprendizado para embelezar os presentes e mimos que os turistas buscam aqui, além de trabalhar a reciclagem e a sustentabilidade entre os moradores. Mais uma vez agradeço o apoio do SENAR, por trazer estas atividades”, destacou a vice prefeita, Angelica Boettge dos Santos (PSDB).