A cidade de Morro Redondo realizou a IV Festa do Doce Colonial nos dias 11 e 12 de junho, promovida pelo Roteiro Turístico Morro de Amores e Associação de Empreendedores de Turismo, com apoio da Prefeitura Municipal, Emater/RS-Ascar, Embrapa, Museu Histórico, Sebrae e Governo do RS.
O evento abarcou inúmeras atrações: I Seminário alusivo a Semana do Patrimônio Imaterial Doceiro de Morro Redondo, almoço e baile na Associação Quilombola Vó Ernestina, I Doce Encontro Cultural com apresentações artísticas, Jantar do Dia dos Namorados na Casa Wille, I Baile do Chopp na festa do Doce Colonial, festa com almoço, café colonial e reunião dançante na comunidade São Domingos II, 1º Costelão Campeiro do CTG Cancela Grande, apresentações musicais da Play Machine, Grupo Stiepen, Diulia e Tiago, diversas exposições de doces coloniais, produtos coloniais, agricultura familiar e artesanato, Barraca da Saúde da UFPEL, Moto Doce Colonial, com encontro de motociclistas, oficina do doce colonial junto ao Museu Histórico, que proporcionou às pessoas mexerem o doce no tacho, brinquedos infláveis e parede de escalada.
Sabrina Waltzer, presidente da Associação de Empreendedores de Turismo, destacou o apoio da comissão e prefeitura para que o evento pudesse ocorrer. “Saliento que estamos sempre prontos a ouvir algumas sugestões, para que sejam acrescidas nos nossos eventos”, complementa a presidente.
Raquel Müller, vice-presidente da Associação de Empreendedores de Turismo e integrante da comissão organizadora, falou que o evento se torna possível pela acolhida da comunidade, empenho das pessoas em trabalhar e apoio da prefeitura. “Juntando forças, conseguimos realizar esta festa e fazer com que as atividades aconteçam e o fundamental: o recebimento de inúmeros turistas”, afirma ela.
O prefeito Rui Brizolara (União) agradeceu a visita de todos que prestigiaram o evento, além de falar sobre a relevância de expor os produtos ofertados no município. “Através do turismo podemos proporcionar aos empreendedores mostrarem as coisas simples do nosso interior e para quem nos visita adquirir vários produtos e delícias daqui, como o doce colonial que culminará por manter a tradição viva desta terra”.
“Imensa satisfação de receber cada um dos visitantes na festa. De forma carinhosa, agradeço cada um que organiza este evento, somos 15 na comissão, mas cada um de vocês que está aqui faz a diferença no roteiro Morro de Amores e pra nossa cidade. Morro Redondo recebe hoje muitas pessoas, tudo que fizemos é para os morroredondenses, importante destacar o nosso doce, a nossa colônia. Essa festa começou para vender o roteiro turístico, na época, com 10 empreendimentos, além de servir para que os feirantes pudessem ter um aumento de renda. O prefeito nos auxiliou com recursos e funcionários nos dois dias de festa”, destacou a vice-prefeita Angelica Boettge dos Santos (PSDB).
O secretário de Desenvolvimento Rural e Turismo, Antônio Martins, comentou sobre a aqueles que viabilizam a realização do evento, a fim de dar continuidade a cultura e tradição do município. “Devemos agradecer os colaboradores que, de uma forma ou outra, colaboraram para que pudesse acontecer esta festa, ver a cultura da tradição do município se fortalecendo cada vez mais” expõe o secretário.
Representante do Parque Stone Land e Associação dos Empreendedores da Zona Rural de Pelotas, Nívea Nunes Saraiva, reforça que é fundamental participar deste evento, pois fortalece o turismo de toda região. Além disso, afirma que a união mostra o potencial que os municípios tem. “Essa parceria com Morro Redondo ajuda a valorizar as nossas raízes e culturas”, declara a representante.
O extensionista da Emater Municipal, Evaldo Voss, agradeceu as pessoas que foram prestigiar o evento e destacou a importância do Fundo Estadual de Apoio ao Desenvolvimento dos Pequenos Estabelecimentos Rurais (FEAPER), que tem participação em muitos avanços para os agricultores. “Destaco a primeira Agroindústria João de Barro formalizada no município, que já está há alguns anos participando da Fenadoce, Expointer, Expoagro Afubra, Expodireto dentre outros. Ela começou com um tacho financiado pelo FEAPER. Na atual gestão já são três agroindústrias legalizadas. [É] bonito ver Morro Redondo dando passos consolidados”, afirmou o extensionista.
O deputado estadual Pedro Pereira (PSDB) destacou a importância do desenvolvimento do turismo na região. “Vemos aqui o turismo se desenvolvendo, restaurantes e postos de gasolina lotados com bom movimento, inúmeras pessoas que veem comprar nos estabelecimentos locais. Por fim, reforço que estou sempre à disposição para poder colaborar com a comunidade seja qual for a hora” finaliza.
Márcia Centeno, instrutora do SENAR, se diz grata por conseguir partilhar com outros seus conhecimentos. “Gratidão de poder compartilhar aprendizados sobre doces, cucas dentre outros, nesta festa. [Além de] poder desenvolver com mulheres no evento a cuca colonial de pêssego, que destaca a tradição”, declara.
Patroa do CTG Cancela Grande, Ana Eliziane Borges de Freitas, falou sobre a experiência ao assarem o 1º Costelão Campeiro. “Foi um desafio, mas com sucesso. Coisa linda ver mais um evento com muita gente nos visitando. Agradeço a administração municipal que sempre nos apoia, assadores, invernadas, patronagem e por fim poder resgatar as nossas tradições e manter viva a cultura”, ressalta.
Henrique Clasen, presidente da Associação dos Motociclistas de Pelotas (AMOPEL), comentou que a entidade irá completar 20 anos e expressou agradecimentos pelo convite. “Ficamos felizes de ser convidados pelo Chico para participar deste evento, são mais de 600 integrantes do grupo, agradecemos a acolhida de toda comunidade conosco”, afirma.
Paulo Sergio Albuquerque (Chico), representando os motociclistas de Morro Redondo, disse: “Ter essa irmandade no evento e poder mostrar a força do setor é muito bom”.
Gabriel Moura Pereira, representando o projeto Barraca da Saúde, da Universidade Federal de Pelotas (UFPel), destacou ser gratificante estar no município que possui uma grande parceria com a universidade. Na ocasião, ele afirmou que foi uma oportunidade importante para a extensão, que auxilia os alunos na formação e capacitação, culminando por beneficiar a comunidade local e a região com os atendimentos.