A vice-prefeita de Morro Redondo, Angelica Boettge dos Santos (PSDB), juntamente com o Centro de Referência de Assistência Social (Cras), representado pela coordenadora Silvia Klumb, e o projeto Retecer Memórias, da estilista Karol Kuhn e da aluna Brenda Crisel, apresentou o FabLab de Morro Redondo à comunidade, instituições e parceiros. O prédio está localizado na avenida dos Pinhais, nº 38 A.
Karol diz que é um sonho realizado ter este espaço. “É um lugar que a gente nem imaginava estar em um ano, com tanto material, máquinas. Um sonho da Angelica, que me chamou para trazer para Morro Redondo, enfim, tornou-se um sonho meu também”.
O projeto expôs trabalhos de moda dos alunos do primeiro curso, resgatando as manualidades, mas relacionando à tecnologia. Os materiais do espaço são ponta de estoque do Grupo Dass, que doou os materiais. Aos poucos estão se desenvolvendo produtos inclusive para venda. Ainda em fase de estruturação, o espaço conta com máquina de corte, modelagens, separação conforme os tipos de tecidos, máquinas industriais e com uma sala no futuro voltada para reuniões e aulas.
Conforme a vice-prefeita, o objetivo desta semana foi mostrar às pessoas a existência deste espaço. “Graças ao apoio de várias mãos, com apoio da prefeitura, das secretarias municipais, do seu gabinete, Cras, que contribuem para o projeto estar aqui, e que estão trazendo uma nova realidade ao município. Pensamos que este espaço possa proporcionar aos participantes terem uma renda extra para que não precisem ir embora da cidade e caso for necessário saiam preparadas para o mercado”, citou.
A gestora destacou ainda o apoio especial do prefeito Rui Brizolara (União Brasil) tanto para este projeto quanto para o do grupo de crochê e tecelagem realizado na avenida das Acácias, nº 25, Casa Azul. “Importante termos um olhar para os jovens no que tange a inovação para costura, com o cuidado com o meio ambiente e a reutilização de materiais, seja para o uso próprio ou para venda com criação de peças novas, olhar para os idosos com suas culturas e conhecimentos, havendo assim uma troca de aprendizados e criações, pontua.
Por fim, a vice-prefeita celebrou a parceria com Karol. “Agradeço de forma especial a Karol, que foi além do curso, e por querer tocar algo que terá continuidade, como quando ela fala e se emociona, tem o lado da jovem que quer o melhor para a sua cidade, que faz a diferença com a semente que foi plantada”.
Silvia salientou: “No começo da gestão, tínhamos uma preocupação com o que trazer para os jovens, algo interessante e que comprassem a ideia. Nisto, surgiu a Karol. Hoje ficamos felizes de poder contribuir e que o órgão estará sempre junto apoiando, momento aqui não é só de costura mas de convivência e de estarem felizes no dia a dia”.
Também presente, a vereadora Letícia Santos (PSDB) falou: “Este projeto nos faz ter esperança de uma cidade ainda mais empreendedora, com geração de renda e com a força dos nossos jovens inovadores, como a Karol Kuhn, que não cansa de nos inspirar como cidadã, filha da terra e empreendedora nata”.
Letícia destacou ainda o trabalho da vice-prefeita Angelica pelo trabalho de acreditar na juventude como um agente transformador e inovador, além do CRAS, ligado ao Executivo, que é um dos grandes parceiros do projeto. Ainda reforçou o convite à comunidade para que venha conhecer o espaço e, especialmente, o que as jovens meninas estão fazendo para transformar a cidade em um lugar ainda melhor e mais sustentável economicamente.
“É com emoção que parabenizo a todos pelo lindo e importante projeto, ver que de fato jovens do nosso município estão e poderão através do FabLab proporcionar renda extra para suas famílias. Gratidão, Angelica, por sonhar junto à Karol e, hoje, concretizar esse sonho”, disse a vereadora Vivian Rickes Rosa (PSDB).
A pedagoga Ana Maria Vargas Marques, representando o secretário de Educação Anderson Güths, parabenizou Karol, afirmando que este é apenas o início de um grande projeto. Salientou que a Secretaria Municipal de Educação, Cultura e Desporto (SMECD) está de portas abertas para futuras parcerias, tanto no âmbito educacional quanto em atividades esportivas.
Citou como exemplo o projeto anterior, “Mochila de Sonhos”, também desenvolvido por Karol, que já distribuiu 220 mochilas para as escolas da rede municipal. “Estas iniciativas educativas sustentáveis visam promover práticas ambientais conscientes, reduzindo o impacto ambiental por meio da educação e inspirando mudanças positivas no comportamento em relação ao meio ambiente”, pontuou.
“Acho de fundamental importância a divulgação deste projeto, principalmente de forma a fazer com que os jovens participem. Agradecemos a doação do início do ano de mochilas feitas pelo projeto da Karol e que colocamos o Bonfim à disposição para divulgação cada vez mais do projeto FabLab”, celebra a diretora do Colégio Bonfim, Aline Becker.
O presidente da Câmara de Vereadores, Thiarles Schneider (PT), parabenizou Karol pelo trabalho que está realizando em Morro Redondo, passando um pouco de seu conhecimento para as pessoas voluntárias ao projeto, dando oportunidade a elas de aprenderem e desenvolverem um trabalho. Diz ainda que é um privilégio termos essa excelente profissional em nosso município.
“O projeto FabLab, além de transformar material têxtil que seria descartado em novos produtos, também tem como objetivo também oportunizar conhecimento no uso do reaproveitamento de matéria-prima, promovendo a inclusão social e a preservação ambiental”, comenta a presidente da Associação dos Pais dos Amigos dos Excepcionais (Apae), Maria Helena Andrade Kickhofel.
Altair Faes, presidente do Rotary Club de Morro Redondo, desejou sucesso para Karol e todas as integrantes do grupo. Inclusive, comentou que os rotarianos estão divulgando este trabalho desenvolvido no município para que empresas da região possam também agregar, como foi repassado à Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL), à Associação Comercial de Pelotas, ao Macro Atacado Krolow, ao Atacado Treichel e também ao Mercado Apollo para que utilizem os materiais produzidos em suas propagandas. “Achamos que é uma tremenda de uma iniciativa, aproveitando as jovens empreendedoras coordenadas pela Karol, que tem o conhecimento de reutilização e adequação de vestimentas. E pra nossa cidade é mais um ponto de referência em inovação seremos sempre apoiadores para divulgar cada vez mais”, celebrou.
Karol ainda explicou que o espaço será no modelo de FabLab. A estilista comentou que, após o curso realizado em Morro Redondo, participou de um projeto da Embaixada dos EUA, no qual foi desenvolvido um plano de inovação para a empresa com implementação no município. “Pensamos em um local que fosse todo equipado para as alunas dos cursos seguirem trabalhando e, felizmente, conquistamos o segundo lugar para receber investimentos”, frisou.
Já sobre o TecnoPuc, que possui programas de incubação de startups, Karol relatou: “Contaremos com o TecnoPuc Garage, que estará auxiliando por dois meses a marca e o projeto, onde receberemos mentorias para pensarmos nos próximos passos”. Ainda declara que a ação estará ligada ao GovTech, que também abrirá espaço para desenvolver soluções para o governo.
O FabLab é um espaço colaborativo, que um dia da semana receberá a comunidade para mostrar o que é o projeto e as suas possibilidades.