O inverno, que inicia no dia 22 deste mês, promete ser rigoroso, com temperaturas extremas, já sentidas a partir do mês de maio. E aqui, bem perto de Pelotas, os empreendedores do Roteiro Turístico Morro de Amores estão preparados para receber os visitantes, seja aqueles que reservam apenas um dia para um passeio ou ainda aqueles que escolhem ficar por mais tempo, a fim de apreciar todos os atrativos que o pequeno município da Serra do Sudeste oferece.
A vice-presidente da Associação dos Empreendedores de Turismo de Morro Redondo (Aetmore), Raquel Muller, aponta que o turista quer ver o frio, mas não senti-lo. “Por isso, os empreendedores investem em estrutura, experiências, cardápios, que trazem conforto e aquele sabor de inverno”, ressalta.
No ramo das pousadas e hotéis, uma lareira, um bom fogão a lenha, além de aquecer, proporciona aos visitantes momentos de paz e tranquilidade, que a contemplação de um fogo traz e, é claro, se acompanhado de um bom vinho, melhor ainda, aponta Raquel. “Nossos artesãos locais procuram proporcionar aos nossos turistas recordações de nossa terra, mais acolhedoras, mais quentes, para aquecer seus corações e claro, suas casas”, diz. Além disso, os restaurantes e cafés coloniais optam por cardápios mais quentes e ambientes acolhedores.
De acordo com o diretor de Turismo do município, Pedro Vieira, cada vez mais, Morro Redondo atrai turistas nessa época do ano. “Até então, o Roteiro Morro de Amores era mais visitado no período de Primavera/Verão, devido a seus arroios e a natureza farta que aqui se encontra”, ressalta. Mas, segundo Vieira, essa realidade está mudando.
“É possível mensurar isso devido à taxa de locação de nossas pousadas e hotéis”, salienta. Segundo ele, com a pandemia diminuindo, novos empreendimentos iniciando as atividades e investimentos sendo feitos no setor, Morro Redondo começa a ser vista como uma cidade de turismo em todas as estações.
O diretor de Turismo ressalta que o Roteiro é divulgado há oito anos. “No início até os dias de hoje temos um turismo de um dia. Pessoas vêm para algum empreendimento, que oferecem sua experiência. O turista vem, usufrui e volta”, ressalta.
Mas Vieira observa que essa realidade vem mudando dia após dia. “Com o crescimento do setor, e o destaque que Morro Redondo vem obtendo na Metade Sul, o ramo da hotelaria/pousadas começou a crescer, fazendo com que turistas permaneçam aqui por dois a quatro dias”.
Segundo ele, isso abre novas oportunidades, pois esse turista quer preencher esses dias visitando mais empreendimentos, andando pela cidade, descobrindo novos sabores e saberes. “Consequentemente novos empreendedores vão surgindo ao enxergar possibilidades de ganhos”, observa.
Segundo ele, o crescimento de pousadas, hotéis e locações de casas pelo Airbnb é um dos maiores destaques que Morro Redondo desenvolve ao longo deste ano. Lançado em 2014, o roteiro possui atualmente 37 empreendimentos que oferecem aos turistas uma mostra de como é o dia a dia no interior, longe da correria das grandes cidades, além da gastronomia, hospedagem e passeios. Os empreendimentos do Morro de Amores podem ser visitados o ano inteiro tanto no inverno como no verão, mas em alguns é necessário fazer consulta ou agendamento prévio.
Os empreendimentos estão voltados às atividades de experiência, turismo receptivo/agência, floricultura, artesanato, gastronomia, produtos coloniais e hospedagem. Dos 37 associados, 28 estão cadastrados para receber turistas e destes, sete oferecem hospedagem, com capacidade total para 137 pessoas. Se considerar sítios e casas disponíveis pelo Airbnb, a capacidade de hospedagem chega a 165 leitos.