
Na quarta(24) e quinta-feira (25), na propriedade de José Camargo no Rincão da Caneleira, foi realizado o curso de Processamento de Peixes, através de parceria entre o Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar), Secretaria Municipal de Desenvolvimento Rural e Turismo (SMDRTUR) e Sindicato Rural de Pelotas. O curso foi ministrado pelo Engenheiro Agrônomo Doutor Fábio Piraine Miguens e contou com nove participações.
Conforme Minguens, os participantes aprenderam nos conteúdos abordados temas relacionados a piscicultura como alimento, cuidados básicos com a higiene, aspectos da legislação, critérios de responsabilidade técnica, o valor alimentar, caracterização do pescado, estrutura do corpo e dos músculos, rendimento de carcaça ou corpo limpo. O objetivo foi capacitar produtores rurais do município que produzem peixes a desenvolver corretamente os processos de beneficiamento e de conservação de pescados, produzindo pratos típicos com total aproveitamento.
Na prática foram confeccionados conserva de pescado, fishburguer, linguiça e salsichão de pescado, patê de pescado, escabeche de pescado (sardinha caseira), marinado de pescado, empanado de pescado, peixe desfiado e charque de pescado.
A coordenadora da SMDRTUR, Paola Saraiva, destacou a importância do curso, que visou oportunizar uma melhorias na técnica e manejo nas propriedades dos piscicultores, culminando. Além da possibilidade de as famílias se profissionalizarem e gerarem mais recursos com acréscimo do peixe, que possui grande mercado consumidor.