Curso de Manejo e Construção de Estufa do Senar é realizado em Morro Redondo

Capacitação foi realizada na propriedade do produtor Cláudio Nadir Signorini e família, no São Domingos e teve 10 participantes. (Foto: Diones Forlan/JTR)

Durante a semana, a propriedade do produtor Cláudio Nadir Signorini e família, no São Domingos, em Morro Redondo, sediou um curso de Manejo e Construção e Estufa. A capacitação, promovida de segunda (24) a sexta-feira (28) foi ministrada pelo técnico agrícola José Sérgio Müller, de Viamão, e contou com 10 participantes.

As aulas foram frutos de uma parceria entre o Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar), Secretaria Municipal de Desenvolvimento Rural e Turismo, Sindicato Rural de Pelotas. Durante o curso, foi trabalhado, em grande parte, atividade prática que envolveu orientações com o passo a passo da montagem. Ainda foi realizada em conjunto com os produtores a construção de uma estufa medindo 5 metros de largura e 12 de comprimento. Müller repassou orientações que envolveram temas voltados ao manejo, telas de sombreamento e irrigação. Dentre os materiais utilizados estão: madeira, plástico, cano de pvc, arame, prego e conexões.

“Esta atividade é uma ação para divulgar tecnologias na produção da olericultura de forma a usar recursos controlados produzindo com melhor produtividade e controle”, destacou o secretário de Desenvolvimento Rural e Turismo, Antônio Martins.

Alunos tiveram que construir uma estufa. (Foto: Diones Forlan/JTR)

Ele ainda acrescenta que os alimentos produzidos em estufa passam por cuidados e manejo adequado chegando à mesa do consumidor com qualidade desejada pois podem ser produzidos fora de época, se proteger das pragas, tem economia de irrigação. Por isso, o secretário reforça o interesse do município em incentivar esta técnica.

A vereadora Vivian Rickes Rosa (PSDB), aponta que esse curso do SENAR é um sonho se tornando realidade. “O empenho e dedicação de muitas mãos, vale muito a pena. Parabéns à vocês, família do seu Cláudio Signorini, por abraçar e custear os materiais da estufa e saber da importância que ela irá proporcionar a sua agricultura, a todos os alunos, companheiros que literalmente colocaram a mão na massa, aprendendo e se dedicando, ao excelente profissional, professor Sérgio Muller, e ao parceiros Sindicato Rural de Pelotas e Secretaria de Desenvolvimento Rural e Turismo de Morro Redondo”, concluiu.

Enviar comentário

Envie um comentário!
Digite o seu nome