Com o objetivo de levar um pouco de alegria às famílias que sofreram com questões sociais e de saúde durante a pandemia, o Executivo Municipal procurou parceiros e voluntários para organizar um encontro de Natal, que começou a ser criado no mês de outubro, com adesão da Prefeitura Municipal, Centro de Referência em Assistência Social (CRAS), instituições e voluntários, totalizando 25 pessoas.
O evento conta com uma intensa programação, que começou em 28 de novembro e vai até o dia 24 de dezembro. O nome Doce Natal está relacionado à terra do Doce Colonial, e o principal objetivo é tornar mais doce o natal das famílias. Para isso, grupos de diferentes representações e culturas se reuniram para pensar o Natal da cidade, proporcionando aos moradores e visitantes a apresentação de diferentes temáticas e agregando quem já estava envolvido em outras ações nos anos anteriores, como o 3º Mercado de Natal e a Cavalgada do Bem.
No município, cerca de 450 famílias recebem o antigo Bolsa Família, intitulado hoje como Auxílio Brasil. São grupos em vulnerabilidade social, que dependem exclusivamente dessa renda. Nesse sentido, os Cavaleiros do Bem buscam, através de arrecadações, atender o maior número de pessoas. Outra ação social foi a doação de brinquedos para 728 crianças de 0 a 12 anos, conforme levantamento feito pelos agentes comunitários de saúde. “Me senti emocionado em ver a realização das crianças, em ter a oportunidade de poderem ver o Papai Noel de perto, presenciando a magia do Natal”, citou o voluntário Tiago Oliveira, destacando a importância da participação de todos do grupo, e apontando que cada um doou para fazer o bem ao próximo.
Além da diversidade de ações, o foco também é o fortalecimento do comércio local, através de feiras com exposições de artesanato, produtos coloniais, vestuário e comércio em geral. Os espaços gastronômicos ficaram por conta daqueles que já ocupam o redor da praça Doze de Maio. “Estou muito feliz de ter a oportunidade de contribuir com a retomada do sentido do Natal, vendo famílias reunidas e trazendo esperança de dias melhores”, relatou Ester Sias, que atuou como voluntária no evento.
A ação também tem atrações que visam mostrar os diferentes segmentos culturais e artísticos, como a Zumba, o Bloco Vó Ernestina da Associação Quilombola, Pagode Solidário, a banda do CRAS, Sabrina Waltzer e Coral, Ganz Genau Banda & Vocal, Grupo Stiepen e Os Tordilhos.
Outro estímulo foi o incentivo aos moradores que decoraram as suas casas e postaram as fotos na página Doce Natal Morro Redondo 2021. As três casas mais curtidas foram premiadas. As ganhadoras foram Rose Silva, Deise Loeck e Zilda de Oliveira. Os eventos realizados entre os dias 11 e 19 de dezembro contaram com lanches e animadores infantis, oferecidos pelo CRAS. “O evento é importante, tendo em vista que vai levar a inúmeras famílias um momento de união, confraternização e acima de tudo aproximação em tempos tão difíceis de pandemia”, relatou Silvia Klumb, coordenadora do CRAS.
A vice-prefeita Angelica Boettge dos Santos (PSDB) diz ter realizado mais um sonho, mesmo que pequeno e simples. Ela destacou o desafio de, em tempos tão difíceis, conseguir reunir várias instituições, culturas e metas. “Quero, em nome dos munícipes, agradecer por cada oficina, atividade, ação, apresentação pensada e executada pelos funcionários da Prefeitura, os cinco vereadores que abraçaram a causa, as instituições e voluntários deste município. Também agradeço os patrocinadores, por tornarem possível que o Papai Noel entregasse presentes para as nossas crianças. Cada ser humano possui desejos e metas diferentes um dos outros, mas que possamos sempre nos unir para cuidar e fazer o próximo mais feliz”, disse.
Conforme a organização, a partir da contribuição de doações das indústrias e do comércio local foi possível realizar a compra de brinquedos para serem doados às crianças de Morro Redondo.
Natal na Colônia
A programação contou com algo inovador: o Natal na Colônia. O evento foi pensado devido às regiões do Açoita Cavalo, Capela da Buena, Cerro da Buena, Passo do Vieira, Santo Amor, Reserva e Afonso Pena serem de difícil acesso e não contarem com transporte. Com isso, o evento realizado na zona urbana também ocorreu nas localidades, que necessitam de muitos auxílios.
Outras atividades
As demais atividades, como a coroa de Natal e oficina de bolachinhas, foram pensadas para integrar as famílias e amigos, resgatando o verdadeiro sentido do Natal e preparando para a chegada do Menino Jesus. Também houve a atividade do Ciclo Natal que, além de integrar a comunidade, reunir os familiares e incentivar o exercício físico, resgatou uma atividade muito antiga, a de enfeitar bicicletas.
Para os organizadores do evento, outro destaque foi o apoio da comunidade do Advento, pertencente à Igreja Evangélica de Confissão Luterana do Brasil (IECLB), que esteve com suas portas abertas, proporcionando aos visitantes conhecerem a história do local e de suas comunidades. Em 2022, eles projetam manter esse calendário de Natal, sempre aberto para receber novos voluntários e parceiros que possam fortalecer o evento. “O sentimento do momento é de gratidão por fazer parte desse grupo que pensava em um evento simples, mas que ganhou uma proporção maior do que se esperava, tornando o Natal de todos muito mais feliz”, disse a voluntária Fernanda Blank.
Confira a relação dos apoiadores
Indústria Geraldo Bertoldi, Indústria Citral, Mafra, Mercado Peres, Shopping Jacarandá, Indústria Simons, Ferragem Demari, Agroplantas, Mercado Schiavon, Loja D’ Serra, Açougue do Zé, Eletrovara, RG Sul Internet, Cooperativa Sicredi, Mercado Heling Rosa, Padaria Sabor e Pães, Agropecuária Nova Querência, Unopar, Lojas Frank, MC Cantarelli, Cerealista Bender, Esquadrias Treptow, Biscoitos Zezé, Serralheria Ludtke, Eunice Decorações, Jorge Moto Bike Peças, Associação Quilombola Vó Ernestina, Restaurante Point, Confecções Joy, Márcia Centeno (Instrutora do Senar), Corsan Distribuidora, Cavalgada do Bem, Rudilei Scheer, Novo Armazém, Igreja Advento IECLB e Rose Decorações. Além destes, o patrocínio dos Biscoitos Zezé e da empresa Corsan.