Morro Redondo: Profissionais participam de curso de Flexibilizações e Adaptações Curriculares na Educação Inclusiva

palestra foi realizada no sábado (18), no Centro de Eventos Valdino Krause. (Foto: Diones Forlan/JTR)

No último sábado (18), teve início em Morro Redondo, por intermédio de parceria entre a Secretaria de Educação, Cultura e Desporto (SMECD) e o Instituto Conhecer Mais, de Bagé, o curso de Flexibilizações e Adaptações Curriculares na Educação Inclusiva voltado para os profissionais que atuam na rede municipal de ensino. A atividade foi realizada no prédio do Centro Cultural de Eventos Valdino Krause.

No ato inaugural, a doutoranda em Educação Maria da Graça Neves e o mestrando em ensino, psicólogo e psicanalista Antonio Olvedo Neves deram início às aulas, que serão realizadas com carga horária de 40 horas distribuídas de forma presencial e à distância (EAD) pela plataforma de acesso do Instituto Conhecer Mais. Também atuará durante o curso a doutora em educação Rita Cóssio Rodriguez.

Serão duas turmas, uma de professores e profissionais da educação infantil e do 1º ao 5º ano do Ensino Fundamental e a outra de professores e profissionais do 6º ao 9º ano do Ensino Fundamental. Os temas a serem abordados serão: necessidades educativas especiais, educação inclusiva e legislação específica, currículo e inclusão, intervenções pedagógicas e adaptações curriculares na escola inclusiva, oficina prática construindo um método eficaz e encerramento com adaptações curriculares e o Plano de Desenvolvimento Individual (PDI) na prática.

Antônio Olvedo Neves e Maria da Graça, do Instituto Conhecer Mais, explicaram o trabalho a ser realizado. (Foto: Divulgação)

Neves explicou que esse curso vai proporcionar troca de conhecimento. “Muito importante este investimento que Morro Redondo está fazendo, pois são poucos no Brasil que oferecem esta oportunidade que vem a encontro de atender as inúmeras dificuldades que os professores enfrentam no dia a dia no que tange os alunos que possuem algum tipo de necessidade especial”, disse.

Maria da Graça agradeceu a força tarefa que foi feita para possibilitar a presença dos profissionais, o empenho de toda equipe da SMECD, e do prefeito que, segundo ela, foram em busca de recurso, com investimento alto que envolve toda infraestrutura e suporte de material com acesso de todas as aulas por vídeo e as demais informações pela plataforma.

“Por esta valorização que é dada aqui para todos os profissionais da rede que dou os parabéns para administração de Morro Redondo por investir em vocês, indo atrás de buscar todo o apoio para capacitação dos profissionais terem mais acesso às diferentes formas para lidar com estes alunos”, elogiou.

O titular da SMECD, Anderson Guths (Teko), destacou que a capacitação vai ao encontro do objetivo da pasta, que é proporcionar aos alunos, seja qual forem as suas dificuldades, a possibilidade de poderem evoluir nos seus aprendizados. “Oferecemos o aprimoramento dos profissionais da rede para que conheçam sempre um pouco mais sobre como lidar com esta pauta de inclusão no dia a dia. Agradeço ao Instituto e o empenho de todos estarem presentes nesta formação, da importância do olhar da nossa administração em relação aos nossos alunos especiais”.

Secretário Municipal de Educação, Anderson Guths, destacou a importância da iniciativa. (Foto: Diones Forlan/JTR)

O Instituto Conhecer Mais é referência em estudos sobre Dislexia (distúrbio de aprendizagem em leitura, escrita) e outras necessidades educativas especiais. No Brasil são apenas três institutos especializados na área. O Conhecer Mais é o único do Rio Grande do Sul que presta suporte para secretarias municipais de educação, escolas, tanto públicas como privadas e universidades. Para mais informações acesse o site www.conhecermaisconsultoria.com.br

Confira mais fotos

 

Enviar comentário

Envie um comentário!
Digite o seu nome