Festa Anual e Festa do Colono e Motorista voltam a ser realizadas em Morro Redondo

Festa do Colono e Motorista voltará a ocorrer neste ano e será realizada junto a Festa Anual. (Foto: Arquivo/Diones Forlan/JTR)

A tradicional Festa do Colono e Motorista voltará a ser realizada pela Comunidade São Marcos e ocorrerá entre os dias 31 de julho e 1º de agosto, em Morro Redondo. Realizada desde 2007, vem crescendo a cada ano e chega em 2022 a 14ª edição. Com esta festa, a Comunidade quer resgatar um pouco da história da imigração pomerana no Brasil. Na mesma data, também irá ocorrer a Festa Anual.

Conforme o presidente da Comunidade, Claudio Rogério Hafele, busca-se representar isso em desfiles temáticos, apresentação de danças folclóricas alemãs, valorização da cultura local, comidas e bandas típicas e muito mais. Toda a renda é revertida em melhorias na Comunidade. Em nome da diretoria, ele também parabenizou a todos os colonos e motoristas, e fez um convite para que participem da festa.

O presidente lembra que a última edição da festa dedicada aos colonos e motoristas foi realizada em 2019. Em virtude da pandemia e devido à situação no mês de fevereiro, este ano também não pôde ser realizada a Festa Anual, que ocorrerá na mesma data. “Nesta edição queremos proporcionar mais expositores com novidades aos produtores da região, já o desfile dependerá de como vai estar o tempo para ser realizado”, aponta.

Outro aspecto apontado pelo presidente é que nesta edição não haverá sorteio de ação entre amigos, que será retomada no próximo ano. O evento contará com estacionamento. Em caso de chuva, no entanto, será utilizado o do campo do Independente.

Hafele cita que neste período sem festa foi iniciada a construção da cancha de futsal, que terá continuidade. “Projetamos, ainda, a construção, no futuro, de um mirante na região do Cerro, na parte alta da cidade, local que poderá servir de ponto turístico do município. Para isto, estaremos buscando auxílio de recursos financeiros para realização desta grande obra”, afirma. No momento, a Comunidade possui 230 sócios. O presidente destaca que, durante a pandemia, foram criadas gavetas junto ao cemitério da Comunidade, que contempla 280 para sócios e em torno de 100 para particulares.

Ao longo do ano, a Comunidade também desenvolve outras ações. Hafele aponta que sempre no terceiro sábado de cada mês é realizado, no salão da Comunidade, o baile do Grupo da Terceira Idade, da Comunidade Felizes em Festa, que também vão todas as semanas, através de excursões, a diversos bailes.

Além disso, ele cita que o Grupo de Canto Seguidores de Cristo também está com agenda praticamente cheia em todos os finais de semana. “Temos o salão alugado para o grupo da Terceira Idade Novo Amanhã, que realiza o seu baile em toda primeira segunda-feira de cada mês, além de contar com aluguéis do salão em grande parte dos finais de semana”, disse.

A Festa Junina, realizada recentemente, foi a primeira após a retomada das atividades, que continuam no sábado (23), a partir das 19h, com o 1º Baile dos Anos 80, no Salão da Comunidade, que contará com Juliano e Cia e, a partir das 21h, Discoteca Atlântica, dispondo de um telão com videoclipes tocando o que houve de melhor nesta época.

A festa conta com o apoio de Régis Lanches, EKO’7 Colchões, Associação dos Fumicultores do Brasil (Afubra), Cafeteria Favita, Sicredi, CVH Turismo, Jornal Tradição Regional, Rádio Bomfim FM 87.9, dentre outros.

Programação

Domingo (31)
8h30 – Abertura dos estandes,
10h – Culto ecumênico com a participação dos pastores Claudiomiro Bartz e em especial do Emir Bartz, que fará uma mensagem em Pomerano, contando com apresentações de grupos de cantos e corais

11h30 – Almoço no salão da Comunidade, no Ginásio da Escola Alberto Cunha e para viagem, que contará com churrasco de rês, galeto, porco e saladas, somente por encomenda pelos telefones (53) 98118-0958 ou 98465-4744.

13h30 – Música ao ar livre a cargo de Juliano e Banda, apresentações de grupos de danças típicas e artísticas, grupo da Terceira Idade do CTG Farrapos, dança de salão do conservatório de música Elci Schneider, grupo de dança do Posto Branco Canguçu, desfile típico em homenagem ao colono e motorista

15h – Café colonial a cargo do Buffet Tia Darli

19h – Encerramento com a Banda Kamarillia, de Venâncio Aires, no salão da Comunidade, que tocará todos os estilos de música durante quatro horas. (Única atração a qual será cobrado um valor de entrada).

Segunda-feira (1º)
14h – Encerramento com baile da Terceira Idade do Grupo Novo Amanhã

Enviar comentário

Envie um comentário!
Digite o seu nome