Na terça-feira (7), a Câmara Municipal de Morro Redondo realizou uma sessão especial em homenagem ao Dia da Consciência Negra. A iniciativa, realizada pela primeira vez na história do Legislativo, foi da vereadora Vivian Rickes Rosa (PSDB).
Conforme Vivian, a proposta é articular com todas as escolas do município e o poder público a realização de atividades, junto à uma programação organizada em conjunto com várias instituições, como a Associação Quilombola, grupo de artesanatos, projetos com músicas, corte e costura, a parceria com entidades representativas do movimento negro e do governo para promover ações que envolvam debates, palestras, ações culturais, junto ao turismo e outras atividades do município.
A vereadora agradeceu aos colegas do Legislativo por terem aprovado o projeto de lei de sua autoria, que institui a Semana Municipal da Consciência Negra no calendário oficial do município.
Com a frase que a inspirou para construir o ato especial referente a data em Morro Redondo: “Nossas cores são diversas, mas nossos sonhos são os mesmos”, a Vivian conduziu o evento chamando a frente diversos segmentos da comunidade, que fizeram seus relatos.
Lisiane Manke, professora da área de Ensino de História do Departamento de História da Universidade Federal de Pelotas (UFPel); Ana Eliziane Borges de Freitas, representando a Educação Infantil e a escolinha Darci Adam; a diretora Aline Crizel Tessmer, do Colégio Estadual Nosso Senhor do Bonfim; Patricia Hackbart pesquisadora, colaboradora do Museu de Morro Redondo e integrante da Associação Amigos da Cultura; Odeane Simões representando o Grupo Quilombolas Pérolas Negras; Karin Peglow, representando a Emater Municipal; Silvio Barboza, representante da Associação Quilombola Vó Ernestina; Angelica Boettge dos Santos (PSDB), vice-prefeita; Sérgio Augusto Dorneles, coordenador de Programas da Secretaria da Agricultura, Pecuária e Desenvolvimento Rural; Flavio Almeida, assessor do deputado federal Dionilso Marcon (PT) e do deputado estadual Fernando Marroni (PT), Lázaro Krolow e Letícia Magalhães, do Projeto Folha Verde/Programa Arte no Quilombo; integrantes do Bloco Vó Ernestina, que apresentaram a composição da música homenageando a Vó Ernestina.
Ao final, houve música, através de Sabrina Waltzer e Vicente Ebeling. No ato solene, também prestigiaram os demais vereadores.