No dia 15 de maio, a Santa Casa de Caridade de Jaguarão comemorou mais um ano de sua fundação no município. Para celebrar a data foram realizadas diversas atividades.
No sábado (13), no CTG Rincão da Fronteira, foi realizado na sede da entidade um chá com todos os funcionários, ocasião em que foi prestada uma homenagem a Nestor Silva, colaborador mais antigo do hospital. Ainda foi realizada a promoção de quatro pessoas ao cargo de Técnico de Enfermagem.
Na segunda-feira (15), no salão de honra da entidade, um ato solene com a presença de autoridades de Jaguarão marcou os 161 anos da Santa Casa. A ocasião teve um breve histórico das atividades desenvolvidas na instituição e depoimentos do vice-governador do estado, Gabriel Souza (MDB) e da Secretária de Saúde Arita Bergmann que falou sobre os avanços da Santa Casa e também da importância na região.
Atualmente a instituição é referência para 21 municípios em cirurgias, referência da Maternidade para quatro, e em Mamografia para cinco. Outro ponto relevante é o avanço na realização das cirurgias. No momento Jaguarão está com fila zero para a realização dos procedimentos.
Parceria com o governo municipal
Um dos grandes apoiadores para esse avanço do hospital é o governo municipal, que injeta recursos na Santa Casa. Segundo a diretora Luisiane Costa Pinto, a Santa Casa só é o que é hoje, porque tem um governo que se preocupa com saúde dos munícipes. “Quase 60% da receita da instituição vem do governo municipal”, afirma.
Histórico
Fundada em 15 de maio de 1862, a Santa Casa é uma entidade jurídica de direito privado, sem fins lucrativos, com sede na Praça Hermes Pintos Affonso, s/n. Tendo autonomia, tem como finalidade prestar assistência médico-hospitalar a todos que necessitarem, sem distinções.
Na época de sua fundação, era uma pequena entidade com o objetivo de prestar serviços à comunidade local, aos pobres e necessitados. Hoje, a Santa Casa de Jaguarão é um hospital com resolutividade para atender, além de Jaguarão, a micro região do Sul do Estado, composta por 23 cidades, além de ser limítrofe com o Uruguai, prestando também serviços à população do país vizinho. A população atingida é de aproximadamente 28 mil habitantes com demanda espontânea e encaminhamento dos postos de saúde da rede pública e das cidades vizinhas.
A Santa Casa é o único hospital do município e 94,98% dos atendimentos são realizados através do Sistema Único de Saúde (SUS). Também mantém prestação de serviços hospitalares de internação e serviço de diagnóstico com os convênios Unimed, IPE, Cassi, Fusex, GEAP, Cabergs, Postal Saúde, além de pacientes particulares e pacotes.
Tem um total de 145 funcionários, distribuídos em diversos setores. O corpo clínico é composto por especialistas em Cirurgia Geral, Ginecologia e Obstetrícia, Clínica Médica, Anestesia, Psiquiatria, Cardiologia, Traumatologia e Pediatria.