A Santa Casa de Porto Alegre recebeu, na segunda-feira (29), a realização da assinatura do Programa “Inverno Gaúcho” do governo do Estado. A iniciativa destinará R$ 10,1 milhões, com recursos do tesouro estadual, para reforçar os serviços nos hospitais e enfrentar o aumento dos casos de doenças respiratórias.
A solenidade contou com a participação do governador Eduardo Leite (PSDB) e da titular da Secretaria Estadual da Saúde (SES), Arita Bergmann.
Em sua fala, Leite destacou que o objetivo do programa é ajudar os municípios no enfrentamento de mais um inverno e elencou as medidas que serão adotadas. “As estratégias devem envolver a ampliação dos horários de atendimento e de vacinação, equipamentos para Unidades de Tratamento Intensivo (UTIs) pediátricas e também ações de telemedicina com médicos especializados”, afirmou.
Segundo ele, o Estado disponibilizará também serviços de telemedicina e teleconsultoria em intensivismo pediátrico para apoio e orientação às equipes técnicas dos hospitais, que terão profissionais atuando 12 horas por dia, sete dias por semana.
A Santa Casa de Jaguarão, representada no ato pelo prefeito Rogério Cruz (MDB) e pelo membro da mesa diretora, Jorge Cruz, está na lista dos 66 hospitais que possuem a porta de entrada para urgências e emergências, recebendo o aporte de R$ 90 mil.