Colheita do Milho é oficialmente aberta nesta sexta em Jaguarão

Autoridades e representantes das entidades envolvidas participaram do ato simbólico. (Foto: Adilson Cruz/JTR)

A colheita do milho foi aberta oficialmente nesta sexta-feira (10), na fazenda São Francisco, do produtor Ricardo Teixeira Gomes da Silva, localizada no 2º subdistrito de Jaguarão. A cerimônia contou com a presença do governador Eduardo Leite (PSDB), do presidente da Associação dos Produtores de Milho do Rio Grande do Sul (Apromilho/RS), Ricardo Meneghetti, representantes da Embrapa, da Secretaria Estadual da Agricultura e demais autoridades.

A abertura da colheita alegrou os produtores rurais e todos que se fizeram presentes pois, apesar da seca, a cerimônia foi comemorada com uma safra de 180 a 200 sacas de milho por hectare, mostrando a eficiência e condições de progredir cada vez mais.

Ao prestigiar o evento, o governador ressaltou que, apesar da seca que fez com que o milho sofra muito com a estiagem, é de suma importância que seja celebrada a colheita do milho. “O nosso trabalho é poder, justamente, criar as condições para que esses obstáculos sejam removidos e a gente prestigie quem trabalha, quem empreende na área rural, com as condições para poder extrair o melhor da terra.”, pontuou.

Já Meneghetti afirma a beleza que é festejar a agricultura e o agronegócio, “com tecnologia, profissionalismo e apoio técnico da nossa secretaria, Emater, Embrapa, e todos os órgãos envolvidos, e também com a disposição do senhor Ricardo, proprietário da fazenda, de evoluir e tentar agregar sempre, nós temos hoje praticamente um sonho da metade sul do estado, realizado: colhendo milho no extremo Sul do estado”, conclui.

Eduardo Leite (PSDB) em fala durante a cerimônia. (Foto: Adilson Cruz/JTR)

Leite ressaltou também, seu apoio, juntamente com o estado, afirmando ser necessário trabalhar de forma articulada para fazer a revisão das normativas que mais interessem à preservação de água: “O importante é que os debates e o diálogo sejam feitos, sem preconceitos, sem dogmas, sem que possuem diferenças de cada campo, como aqueles que defendem o agro e aqueles que defendem o meio ambiente, pois no final das contas, todos nós estamos no mesmo barco como seres humanos, como sociedade”.

O prefeito de Jaguarão, Rogério Lemos Cruz (MDB), por sua vez também frisou a importância do agronegócio. “O agronegócio é a mola precursora de tudo que acontece”, enfatiza. Ele comenta sobre a necessidade de voltar o olhar para o pequeno produtor e a ação lançada pelo município para recuperar pequenos açudes. “Nós estamos sentindo a necessidade de apoiar, junto com o nosso secretário Lindolfo, apoiar o pequeno produtor, que é quem está sofrendo muito com a estiagem”.

Por fim, o presidente da Assembleia Legislativa do RS, deputado Vilmar Zanchin (MDB), comenta o fato de ser a primeira vez em que a abertura da colheita ocorre em Jaguarão, além de toda a união de esforços para a realização do evento. “Nós estamos de fato vivendo hoje um dia histórico para a agricultura do Rio Grande do Sul, porque aqui mais do que o início da colheita do milho, esse produto tão importante pra nossa economia, nós estamos celebrando a pesquisa, a tecnologia, a parceria de muitos agentes que estão atuando de forma conjunta”, diz.

Nas atividades de visitação, aconteceram roteiros técnicos com quatro estações demonstrativas sobre o cultivo de milho irrigado no sistema sulco-camalhão em terras baixas; visitação aos estandes dos apoiadores e patrocinadores e almoço na Fazenda São Francisco. O ato solene de Abertura da Colheita contou com a presença dos proprietários da Fazenda São Francisco, Ricardo, Clóvis e Lígia, e além do Governador do Estado e o presidente da Associação dos Produtores de Milho do Rio Grande do Sul, também estavam presentes autoridades como o presidente da Câmara de Jaguarão, Enio Rigatti, o secretário da Agricultura, Pecuária, Produção Sustentável e Irrigação, Giovani Feltes, presidente da Emater-RS, Christian Lemos, diretor da Embrapa Clima Temperado, Roberto Pedroso, presidente IRGA, Rodrigo Machado, vice-prefeito de Pelotas, Idemar Barz, dentre outras autoridades.

Enviar comentário

Envie um comentário!
Digite o seu nome