Câmara Municipal de Jaguarão completou 188 anos de atividades

Câmara Municipal de Jaguarão (Foto: Divulgação)

No dia 22 de maio, a Câmara Municipal de Jaguarão completou 188 anos de existência. Considerada uma das mais antigas do Rio Grande do Sul, a entidade foi fundada no ano 1833, com o nome de Câmara da Nova Vila do Espírito Santo do Serrito de Jaguarão.

Para o ato de instalação, conforme o decreto de 6 de julho de 1832, o vereador Anacle to José de Medeiros, presidente da Câmara, oficializou a posse dos parlamentares: Thomaz de Souza Sequeira e Silva( 1º presidente da Câmara de Jaguarão), José Maria Rodrigues, Domingos Moreira, Manoel Gonçalves da Silva, Joaquim Cardozo e Joaquim José Quadrado.

No ano de 1968, foi inaugurado o primeiro prédio do Legislativo, que até os dias de hoje recebe seus cidadãos.

A Câmara fica localizada na rua General Osório, 535, Centro da cidade.

Participação na Revolução Farroupilha
O Legislativo de Jaguarão também se destacou na Revolução Farroupilha, em 20 de setembro de 1836. A Câmara  foi a primeira a aderir a Proclamação da República, através de uma carta enviada ao então comandante Bento Gonçalves da Silva. Nas dependências há a cópia das atas desse marco.

Funcionamento 
Para a gestão de 2021/24, o Poder Legislativo de Jaguarão é composto por nove vereadores, representados por cinco bancadas: MDB, Cidadania, PT, PSB e Progressistas .

Além do cumprimento das diversas funções edilícias, como: legislar, assessorar e fiscalizar o desenvolvimento dos projetos do Poder Executivo, os Vereadores de Jaguarão visam oportunizar um canal de comunicação contínuo ao cidadão, realizando ativamente reuniões e audiências públicas para receber e analisar as reivindicações.

Para melhor desenvolver o trabalho Legislativo, a Câmara é composta por quatro comissões: – Comissão de Infraestrutura Urbana e Rural (CIUR) – Finanças e Orçamento (COF) – Constituição e Justiça (CCJ) – Educação e Saúde (CES).

Enviar comentário

Envie um comentário!
Digite o seu nome