A segunda semana de janeiro será de altas temperaturas na região Sul do país. As marcas extremas também devem atingir a Argentina, o Uruguai e o Paraguai, indica a MetSul Meteorologia.
Os países que fazem fronteira com o Rio Grande do Sul devem atingir recordes de temperaturas máximas e marcas históricas podem ocorrer no território gaúcho. Conforme a MetSul, todos os modelos numéricos indicam um calor com temperaturas acima do normal para o mês de janeiro. A expectativa é que haja um aumento de 10º a 15º em relação às médias históricas desta épica.
A onda de calor terá mais força nas regiões Oeste e Sul do estado. Muitas cidades poderão ter máximas próximas ou acima dos 40º. Para o final da semana, são esperadas números entre 40º a 42º nas áreas de Bagé, Jaguarão, Dom Pedrito e Quaraí. Em Pelotas, a expectativa é que no sábado as temperaturas atinjam 41º ou 42º.
Conforme a MetSul, ainda é possível que o estado atinja a maior temperatura da série histórica. As maiores máximas desde quando foram iniciadas as medições regulares, em 1910, foram registradas em 1917, em Alegrete, e em 1943, em Jaguarão, com 42,6º.
Altas temperaturas requerem grande atenção com a saúde. Por isso, devem ser reforçadas a hidratação e a proteção contra o sol, com uso de filtro solar e outros acessórios, deve-se, ainda, evitar a exposição.